Unidade em Juína terá capacidade para 360 presos
O novo presídio terá as mesmas características daqueles construídos recentemente em Água Boa e Sinop: cinco raios de detenção, capacidade para 360 presos, 40 celas com 16 metros quadrados cada uma, outras seis celas para um preso em cada uma, dez celas de isolamento, sem janelas, e ainda o Raio 5, que conta com 16 celas com janelas, cada uma para um detento.
O Estado tem uma participação de 10% do valor total da obra (cerca de R$ 8 milhões) e o recurso da União vem do Fundo Penitenciário Nacional.
O presídio tem um projeto de investimentos para garantir a segurança máxima, tanto que boa parte do total dos recursos de cada obra serão investidos na instalação de celas erguidas em módulos de aço.
Assim como os presídios de Sinop e de Água Boa, a unidade de Juína será "mista", ou seja, abrigará presos provisórios e aqueles já condenados, mas que vão cumprir pena em alas separadas.
A unidade prisional conta ainda com duas alas administrativas e um refeitório. Oito guaritas cercam a unidade, sendo quatro em cada canto do prédio e outras quatro no meio, que tem ainda um muro de seis metros de altura.
O objetivo do Governo do Estado, ao construir o presídio na região, é trazer os detentos para cumprirem as penas mais perto de suas famílias, uma vez que parte da população carcerária da região cumpre pena em presídios de Cuiabá ou em unidades carcerárias com pouca estrutura.
Comentários