Nagib Mahfuz, Nobel de Literatura, passa por cirurgia no Cairo
O médico Hussam Wafi explicou que, apesar de a equipe ter retirado os aparelhos que o ajudavam a respirar na terça-feira, devido a uma melhora de seu estado de saúde, Mahfuz piorou depois por causa de uma hemorragia provocada por uma úlcera de cólon.
Em entrevista coletiva concedida no hospital, Wafi comentou que a operação durou duas horas e meia. O escritor está consciente e entubado e responde perfeitamente às indicações dos médicos e familiares, segundo o médico.
Apesar de seu estado ser considerado estável, os médicos não descartam novas hemorragias causadas por outras úlceras.
Nagib Mahfuz, o único escritor em língua árabe premiado com o Prêmio Nobel, foi internado devido a problemas nos pulmões e nos rins. Ele recebeu o Nobel de Literatura em 1988 em reconhecimento à sua longa trajetória como poeta, romancista e articulista.
Seu estado de saúde começou a se deteriorar em 1994, quando um fundamentalista islâmico tentou assassiná-lo, acusando-o de atacar a religião muçulmana em seus romances. O agressor feriu o pescoço do escritor com uma faca. O ataque deixou Mahfuz com graves problemas de visão e audição, assim como paralisia no braço direito.
Comentários