Bilheterias do verão americano aumentam e tranquilizam Hollywood
Lideradas pelo blockbuster "Piratas do Caribe — O Baú da Morte", as vendas de ingressos nos EUA e no Canadá devem chegar a quase 3,9 bilhões de dólares para a temporada alta dos estúdios, que se estende por 18 semanas entre o início de maio e o final de agosto, segundo a Exhibitor Relations Co., que rastreia as cifras da indústria cinematográfica norte-americana.
A receita com ingressos vendidos no verão de 2005 foi de 3,6 bilhões de dólares, 8,5 por cento menos do recorde do verão de 2004, de 3,9 bilhões, e a pior cifra dos quatro anos anteriores.
O número de ingressos vendidos no verão deste ano é estimado em pouco mais de 582 milhões, quase 4 por cento mais do que os 564 milhões vendidos no verão passado, cifra que representara uma queda de 11 por cento em relação a 2004.
As cifras mais baixas do ano passado levaram os chefes dos grandes estúdios de Hollywood a temer que o interesse dos fãs pelo cinema estivesse sendo prejudicado pelos videogames, a Internet e os DVDs.
Era um problema enorme, porque os filmes do verão, voltados ao público jovem, compõem até 40 por cento das vendas anuais de ingressos na América do Norte.
Mark Zoradi, presidente do grupo Walt Disney, disse: "A coisa começa com o próprio cinema criativo. Acho que foi isso o que fez a diferença para nós e para todo o setor. Hollywood fez filmes que levaram as pessoas a querer sair de casa e gastar seu dinheiro arduamente ganho para ir ao cinema".
VENCEDORES, PERDEDORES E CRÍTICOS
A Disney e "Piratas do Caribe" foram grandes vencedores nas bilheterias. "Piratas", comédia repleta de efeitos especiais estrelada por Johnny Depp, arrecadou mais de 400 milhões de dólares nos EUA e Canadá.
A Disney também acertou a mão com o desenho animado da Pixar "Carros", que arrecadou 240 milhões de dólares, tornando-se o segundo maior filme na América do Norte, e com o filme recente sobre dança "Step Up", que já arrecadou 40 milhões de dólares e continua a vender ingressos.
A Twentieth Century Fox ocupará o 3o lugar nas bilheterias norte-americanas com "X-Men 3 — O Confronto Final" (234 milhões de dólares) e com a maior surpresa da temporada: "O Diabo Veste Prada", que já vendeu 118 milhões de dólares em ingressos e ocupa a 9a posição na lista.
A Sony Pictures também teve uma temporada boa, sendo dela o filme número 4 na lista, "O Código Da Vinci" (217 milhões de dólares) e a comédia com Adam Sandler "Click" (135 milhões de dólares).
A Warner Bros. parece ter saído perdendo, tendo produzido os fracassos caros "Poseidon", "A Dama na Água" e o desenho animado "Jonas — Um Intruso no Formigueiro". Mas, para contrapor-se a isso, "Superman — O Retorno" ocupa a 5a posição na lista, tendo acumulado 194 milhões de dólares quando ainda está em cartaz.
Os críticos gostaram de "Superman", mas o filme não satisfez as expectativas de bilheteria, que chegavam a 250 milhões de dólares. O mesmo aconteceu com "Missão: Impossível 3", o número 8 da lista, que foi visto como filme que renderia 200 milhões de dólares, mas terminou com apenas 133 milhões.
Em contrapartida, os críticos detestaram "O Código da Vinci", mas o filme apresentou vendas que satisfizeram ou superaram muitas das previsões.
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