Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 10:15

    Imprimir


Um segundo suspeito das tentativas frustradas de atentados contra dois trens em julho na Alemanha foi identificado, informou a procuradoria geral do país.

"A segunda pessoa foi identificada", disse a porta-voz da procuradoria, Frauke-Katrin Scheuten, à imprensa. No entanto, o suspeito continua fugitivo, acrescentou.

"De acordo com o estado atual das investigações, o segundo suspeito viveu nos últimos meses em um apartamento de Colônia [oeste da Alemanha]", afirmou a porta-voz.

A operação de revista do apartamento durou toda a tarde de terça-feira.

Segundo vários meios de comunicação, o indivíduo seria de nacionalidade libanesa, assim como Yussef Mohammed el Hadzir, o primeiro suspeito detido no sábado (20), e está em paradeiro desconhecido.

O jornal "Sueddeutsche Zeitung" afirma o segundo suspeito estaria no Oriente Médio.

A porta-voz da procuradoria anunciou que outras operações estão sendo realizadas dentro da investigação.

Suspeitos

De acordo com a imprensa, um homem foi interrogado em Oberhausen (oeste). Segundo a rede de televisão N-TV, seria um libanês de 23 anos que mora há pouco tempo na Alemanha com a mulher e quatro filhos. A rede pública ZDF informou que outro indivíduo foi interrogado em Essen.

O ministério do Interior do Estado regional de Schleswig-Holstein (norte) informou que a polícia faz investigações em Kiel (norte), no bairro onde vivia o primeiro suspeito detido.

O homem que morava em Colônia também é libanês, com idade por volta dos 20 anos, segundo várias fontes ligadas aos serviços de segurança alemães, citadas pelo site Spiegel On Line.

De acordo com a edição on-line da revista Stern, o suspeito se chamaria Jihad Hamad.

Atentado frustrado

O "Sueddeutsche Zeitung" informa, com base em informações dos investigadores, que os dois suspeitos de colocar duas bombas em trens de Dortmund (oeste) e Coblenza (oeste) no final de julho deixaram a Alemanha e seguiram para Istambul poucas horas depois da tentativa de atentado.

Os dois estavam na lista de passageiros de um vôo com este destino, acrescenta o jornal. O fugitivo, que teria chegado à Alemanha em fevereiro, conseguiu escapar para o Oriente Médio, acrescenta.

Ambos, filmados na estação ferroviária de Colônia quando transportavam as malas que continham as bombas, são suspeitos de ter tentado executar dois atentados simultâneos em 31 de julho nos trens regionais de Dortmund e Coblenza.

As bombas encontradas nas duas estações ferroviárias não funcionaram por um erro na fabricação caseira dos detonadores.





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281124/visualizar/