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Internacional
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 18:25
Por: João Carlos M. Caldeira

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A Organização Mundial do Turismo prevê um crescimento anual do turismo em 5%. Até 2010 serão um bilhão de pessoas fazendo turismo pelo mundo afora. Somente a China, país mais populoso do mundo(1,3 bilhões de habitantes), grande estrela atual do crescimento econômico, deverá mandar 100 mil turista para o Brasil neste ano, a grande maioria para negócios e eventos.

Aliás, Mato Grosso deve abrir ¨seus olhos¨ para a importância da China, em relação ao turismo de negócios e desenvolver ações e estratégias para atrair o maior números de chineses para cá.

Atualmente a China é responsável pelo consumo de 51% da carne de porco mundial, de 54% do cimento produzido no mundo e de 28% da soja. Portanto, Mato Grosso é um parceiro fundamental e estratégico para seu crescimento. O que estamos fazendo para atrai-los?

Temos arroz, algodão, soja, carne de porco e de vaca, minérios, madeira e uma dezena de outros produtos que são de alta demanda e interesse para os chineses, além dos atrativos naturais únicos e exuberantes.

No ano passado, o ministério do turismo brasileiro autorizou 672 operadoras de turismo chinesas a vender pacotes de viagens para o Brasil e 25 agências brasileiras foram credenciadas na China.

Quantas agências de Mato Grosso estão investindo nesta parceria? O que o governo do estado e o Sebrae tem desenvolvido para trazer os chineses para Mato Grosso? Pesquisas do Ministério do Turismo informam que os destinos brasileiros mais conhecidos e visitados pelos chineses são o Rio de Janeiro, a Amazônia, Foz de Iguaçu e São Paulo (eventos e negócios).

Se possuímos riquezas naturais exclusivas e privilegiadas, com três ecossistemas; se produzimos grande parte dos produtos básicos que fazem parte da mesa do chinês; se temos uma infra-estrutura razoável para recebe-los (aeroporto reformado, quase 6 mil leitos disponíveis no entorno da capital, um centro de eventos de qualidade, etc); se temos uma mão-de-obra qualificada, com turismólogos recém-formados pelas universidades particulares, o que estamos esperando para atrai-los? O que estamos fazendo?

Só para citar um segmento, o turismo de eventos e negócios, por exemplo, temos diversas opções de qualidade para oferecer: visitas técnicas às fazendas modelo do interior, indústrias de ponta sendo instaladas, o Centro de Eventos Pantanal, o Hotel Fazenda Mato Grosso, o futuro Centro de Convenções e eventos do Buffet Leila Malouf, a rede hoteleira e a excelência de nossa gastronomia e artesanato.

A hora é já, não podemos deixar passar mais essa oportunidade para desenvolver a indústria do turismo Mato-grossense. A China está crescendo quase 10% ao ano, o novo ¨capitalismo¨ chinês está ávido a procura de novos mercados, as empresas estão literalmente à ¨caça¨de novos parceiros comerciais e a população está em busca de novos destinos turísticos.

O ¨trading¨ do turismo local, o Sebrae, o FIEMT, o CDL, as entidades de classe, os governos estaduais e municipais e os empresários devem se unir e criar programas, incentivos e estratégias para divulgar nossas riquezas, nossos produtos e belezas naturais para os chineses.

As distâncias físicas e culturais não podem ser obstáculos, afinal, com a globalização das comunicações e dos meios de transportes, a China mora ao lado!





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