Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 10:18

    Imprimir


A União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) deu hoje aos russos Andrei Okounkov e Grigori Perelman, ao australiano Terence Tao e ao francês Wendelin Werner as Medalhas Fields 2006, consideradas os Nobel de Matemática e que são concedidas a cada quatro anos a pesquisadores com menos de 40 anos.

As Medalhas Fields são o prêmio mais importante no campo da matemática e são entregues a cada quatro anos pela IMU em seu congresso que, pela primeira vez em seus 70 anos de história, é realizado na Espanha. Os premiados também recebem 11 mil euros.

Todos os homenageados compareceram à cerimônia de entrega das Medalhas Fiels, à exceção de Perelman, que, segundo o presidente da IMU, John Ball, rejeitou o prêmio.

Perelman (São Petersburgo, 1966) foi premiado por suas contribuições à geometria e por seu aprofundamento revolucionário na estrutura geométrica e analítica do fluxo de Ricci.

O pesquisador russo teve como uma de suas maiores contribuições uma forma de resolver dois grandes problemas da topologia: a conjectura da geometrização de Thurston e a conjectura de Poincaré.

Okounkov (Moscou, 1969), premiado por suas contribuições na interação entre a teoria de probabilidades, a teoria da representação e a geometria algébrica, disse à Efe que sua pesquisa é uma tentativa de "conectar a Matemática a outras áreas científicas".

O prêmio para Tao (Adelaide, 1975) foi concedido devido a suas contribuições às equações em derivadas parciais, combinatória, análise harmônica e teoria aditiva de números.

Werner (nascido na Alemanha em 1968 e naturalizado francês) foi reconhecido por suas contribuições ao desenvolvimento da evolução estocástica de Loewner, à geometria do movimento browniano de duas dimensões e à teoria conforme de campos.

O prêmio Nevanlinna, concedido desde 1982 a trabalhos relacionados com a Sociedade da Informação, foi entregue, na mesma cerimônia, ao norte-americano Jon Kleinberg (1971). O japonês Kiyoshi Ito (1916) recebeu a I edição do prêmio Gauss, para tecnologias da vida cotidiana.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281412/visualizar/