Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 07:37

    Imprimir


A Grã-Bretanha pode cortar pela metade o número de soldados que mantém no Iraque no ano que vem, depois de transferir a responsabilidade pela segurança no sul do país para os iraquianos dentro de nove meses, disse um comandante britânico nesta terça-feira.

Falando a repórteres com a condição de não ser identificado, o comandante disse que a Grã-Bretanha deixaria "uma força significativamente menor do que a que temos agora, mas provavelmente de 3.000 ou 4.000 pessoas na região, baseadas em um único lugar".

A Grã-Bretanha entregou a responsabilidade de uma das províncias meridionais que controla para as forças iraquianas em julho. O comandante disse esperar que uma segunda província seja transferida para mãos iraquianas no mês que vem.

A maior parte dos 7.000 soldados britânicos no Iraque está baseada ao redor da cidade de Basra, onde o comandante disse que uma transição para o controle iraquiano pode acontecer no primeiro trimestre de 2007.

"Isso tudo variará de acordo com as condições e está sujeito a uma série de fatores, mas em termos de planos táticos e da competência do Exército iraquiano, é perfeitamente praticável", declarou.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281442/visualizar/