Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 03:45

    Imprimir


Um novo restaurante aberto em Mumbai, o centro financeiro da Índia, batizado em homenagem a Adolf Hitler e decorado com suásticas nazistas e cartazes do líder alemão enfureceu a pequena comunidade judaica do país.

O "Hitler's Cross" (a cruz de Hitler), que foi inaugurado na semana passada, oferece uma gama abrangente de pratos continentais e também muitos motivos para uma polêmica, graças a um nome que, segundo os proprietários, foi escolhido para que o restaurante se diferencie das outras centenas existentes em Mumbai.

"Queríamos ser diferentes. Esse é um nome que ficará na cabeça das pessoas", disse o proprietário, Punit Shablok, à Reuters.

"Não estamos promovendo Hitler. Mas queremos dizer às pessoas que somos diferentes, da maneira como ele era diferente," acrescentou.

Mas os judeus da Índia se dizem ultrajados pelo recurso utilizado para chamar a atenção do público.

"Isso significa uma grave falta de consciência da agonia de milhões de judeus causada por um homem", disse Jonathan Solomon, presidente da Federação Judaica Indiana, a principal organização da comunidade.

"Vamos acabar com essa divinização do Hitler", disse ele, sem dar mais detalhes.

O pequeno restaurante, com seu interior pintado nas cores nazistas ¿ vermelho, branco e preto ¿, também tem um saguão para fumar o exótico cachimbo d''água indiano, chamado "hookah".

Cartazes enchem a rua que leva ao restaurante, contendo uma suástica vermelha com o nome do lugar. Um slogan diz: "De pequenas mordidas a grandes prazeres".

Um grande retrato do carrancudo Fuehrer recebe os visitantes à porta. A cruz no nome do restaurante se refere à suástica, que simbolizava o regime nazista.

"Esse lugar não tem nada a ver com crimes de guerra, mas é um lugar em que as pessoas vão para relaxar e fazer uma refeição", disse a gerente do restaurante, Fatima Kabani, acrescentando que eles planejam transformar o nome do restaurante em uma marca com mais filiais em Mumbai.

A suástica tem suas raízes na antiga tradição hindu da Índia, e continua sendo um símbolo sagrado para os hindus. Os teóricos nazistas se apropriaram do símbolo para propagandear sua hipótese central da origem ariana do povo alemão.




Fonte: 24Horasnews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281485/visualizar/