Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 19 de Agosto de 2006 às 10:43

    Imprimir


Atual campeão brasileiro de super fórmula tubular, o consagrado piloto mato-grossense Raijan Mascarello (equipe Landini/Contimáquinas) parte em busca do bicampeonato na tradicional prova ‘100 Milhas de Piracicaba’, que acontecerá neste domingo (20.08), no circuito do ECPA. Formando dupla com Giliard Scheffer de Sapezal, Raijan vai encarar um desafio de 160 quilômetros, onde estarão os maiores nomes do País na velocidade na terra.

Desde sexta-feira (18.08) em Piracicaba, onde já participou de treinos, Raijan se sente preparado para uma prova onde espera que serão todos contra um. Depois que estabeleceu o domínio nacional vencendo o Brasileiro, a Copa do Brasil e as ‘100 Milhas’ do ano passado, o piloto da Landini passou a ser ‘o cara a ser batido’.

“Me sinto preparado para tentar mais um pódio na minha carreira. O carro que sofreu sérias avarias durante a quarta etapa do Campeonato Paulista está realinhado e com seu chassi recuperado. Espero que não hajam imprevistos”, disse Raijan que apenas teme atitude antidesportiva de seus rivais. “Vou concorrer à vitória e espero que meus adversários se preocupem com a prova. Com jogo limpo na pista, tenho chances de vencer”, disse Raijan lembrando que na quarta etapa do Paulista foi ‘caçado’ na pista e teve sua gaiola atingida várias vezes depois de um cenário que lembrou o filme ‘Mad Max’.

A pista do ECPA (Esporte Clube Piracicabano) foi aberta na sexta-feira. O circuito foi reaberto na manhã deste sábado para outra sessão de treinos e tomada de tempo. Neste domingo, à tarde, o autódromo recebe os pilotos para uma prova que promete muita disputa em duas categorias – fórmula tubular e turismo.

No páreo pelo bicampeonato, o piloto da equipe Landini optou como parceiro Giliard Scheffer, que vem mostrando crescimento no autocross regional. “Meu parceiro é experiente e também está preparado para este desafio. Com ele, espero reeditar minhas boas atuações e trazer o título para Mato Grosso”.

A PROVA – A ‘100 Milhas’ consiste em duas provas, a 100 Milhas de Autocross, mais tradicional e disputada desde 1984 e a preliminar, 60 Milhas de Turismo. Ambas são corridas que exigem velocidade e resistência dos participantes.

Serão aproximadamente duas horas de disputa, em 95 voltas no traçado de 1.730 metros do autódromo, com as gaiolas tubulares do autocross e 58 voltas com os carros que correm pela turismo, em sua maioria gols, pálios e corsas, num desafio que dura cerca de uma hora e meia.

Outra novidade é a participação de pilotos de várias outras categorias, como o piloto Rodrigo Stefanini, que disputa a atual temporada da stock car ligth, Felipe Giannetti, que corre o Brasileiro de Raly Cross Country, e está na vice-liderança da categoria Production.

Com uma grade de horários cheia de atrações, o público terá carros na pista o tempo inteiro. O domingo fica reservado apenas para as provas, a 60 Milhas de Turismo larga às 12 horas (horário de Brasília) e a 100 Milhas de Autocross às 15 horas.

A 100 Milhas de Piracicaba surgiu em 1984, quando foi disputada no bairro Taquaral. Apenas em 1990, com a inauguração do circuito de terra do ECPA no ano anterior, é que a prova se tornou regular, passando a também integrar o calendário das comemorações de aniversário da cidade, sempre no mês de agosto.

Em suas 15 primeiras edições a prova tinha 100 voltas, realizadas no circuito antigo do autódromo, que tinha uma milha exata e como principal característica a velocidade. A partir do ano passado, com a reforma do traçado, o maior atrativo da prova é a busca pelo equilíbrio entre a velocidade do carro e a resistência do equipamento. O maior vencedor da história da 100 Milhas é Dito Giannetti, com sete conquistas. A 60 Milhas conhece apenas um vencedor, a dupla formada pelos irmãos Gustavo e Vicente Passarelli.





Fonte: MT Virtual

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281569/visualizar/