Dupla tenta o bi para MT nas ‘100 Milhas’
Desde sexta-feira (18.08) em Piracicaba, onde já participou de treinos, Raijan se sente preparado para uma prova onde espera que serão todos contra um. Depois que estabeleceu o domínio nacional vencendo o Brasileiro, a Copa do Brasil e as ‘100 Milhas’ do ano passado, o piloto da Landini passou a ser ‘o cara a ser batido’.
“Me sinto preparado para tentar mais um pódio na minha carreira. O carro que sofreu sérias avarias durante a quarta etapa do Campeonato Paulista está realinhado e com seu chassi recuperado. Espero que não hajam imprevistos”, disse Raijan que apenas teme atitude antidesportiva de seus rivais. “Vou concorrer à vitória e espero que meus adversários se preocupem com a prova. Com jogo limpo na pista, tenho chances de vencer”, disse Raijan lembrando que na quarta etapa do Paulista foi ‘caçado’ na pista e teve sua gaiola atingida várias vezes depois de um cenário que lembrou o filme ‘Mad Max’.
A pista do ECPA (Esporte Clube Piracicabano) foi aberta na sexta-feira. O circuito foi reaberto na manhã deste sábado para outra sessão de treinos e tomada de tempo. Neste domingo, à tarde, o autódromo recebe os pilotos para uma prova que promete muita disputa em duas categorias – fórmula tubular e turismo.
No páreo pelo bicampeonato, o piloto da equipe Landini optou como parceiro Giliard Scheffer, que vem mostrando crescimento no autocross regional. “Meu parceiro é experiente e também está preparado para este desafio. Com ele, espero reeditar minhas boas atuações e trazer o título para Mato Grosso”.
A PROVA – A ‘100 Milhas’ consiste em duas provas, a 100 Milhas de Autocross, mais tradicional e disputada desde 1984 e a preliminar, 60 Milhas de Turismo. Ambas são corridas que exigem velocidade e resistência dos participantes.
Serão aproximadamente duas horas de disputa, em 95 voltas no traçado de 1.730 metros do autódromo, com as gaiolas tubulares do autocross e 58 voltas com os carros que correm pela turismo, em sua maioria gols, pálios e corsas, num desafio que dura cerca de uma hora e meia.
Outra novidade é a participação de pilotos de várias outras categorias, como o piloto Rodrigo Stefanini, que disputa a atual temporada da stock car ligth, Felipe Giannetti, que corre o Brasileiro de Raly Cross Country, e está na vice-liderança da categoria Production.
Com uma grade de horários cheia de atrações, o público terá carros na pista o tempo inteiro. O domingo fica reservado apenas para as provas, a 60 Milhas de Turismo larga às 12 horas (horário de Brasília) e a 100 Milhas de Autocross às 15 horas.
A 100 Milhas de Piracicaba surgiu em 1984, quando foi disputada no bairro Taquaral. Apenas em 1990, com a inauguração do circuito de terra do ECPA no ano anterior, é que a prova se tornou regular, passando a também integrar o calendário das comemorações de aniversário da cidade, sempre no mês de agosto.
Em suas 15 primeiras edições a prova tinha 100 voltas, realizadas no circuito antigo do autódromo, que tinha uma milha exata e como principal característica a velocidade. A partir do ano passado, com a reforma do traçado, o maior atrativo da prova é a busca pelo equilíbrio entre a velocidade do carro e a resistência do equipamento. O maior vencedor da história da 100 Milhas é Dito Giannetti, com sete conquistas. A 60 Milhas conhece apenas um vencedor, a dupla formada pelos irmãos Gustavo e Vicente Passarelli.
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