Sérgio Ricardo propõe dia em defesa do rio Cuiabá
Para Sérgio Ricardo não há outro meio de se conter o avanço da destruição ambiental senão através de um rigoroso processo educativo que incuta de forma clara na consciência de cada um o quanto é fundamental o esforço preservacionista.
“Uma ampla mobilização estadual desencadeada com o propósito de limparmos o Rio Cuiabá lançará as bases de um processo de conscientização que se aperfeiçoará no tempo e afetará positivamente a atual e as futuras gerações”, aposta.
Ele chamou a atenção para o que considera inadmissível: assistirmos, por exemplo, ao lançamento diário de toneladas de lixo nas águas do Rio Cuiabá, jogadas diretamente no seu leito ou nos córregos que nele desembocam. “Estamos assoreando o rio, interferindo negativamente na fauna e na flora, alterando a vida dos ribeirinhos que têm o rio e o peixe como sua principal fonte de existência e sobrevivência e perdendo um de nossos mais importantes cartões-postais”, alertou.
Outro fator de preocupação apresentado por Sérgio ao Justificar sua idéia, é que a maior parte desse lixo está sendo levada diretamente para dentro do pantanal, poluindo as suas águas, matando e impedindo a procriação dos peixes, obstruindo seus canais, ameaçando assim, o Pantanal Mato-grossense, considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e Reserva da Biosfera pela Unesco em 2000.
A escolha da data, 20 de agosto é baseada em fatores da própria natureza. Agosto antecede o início da estação das chuvas. Como se sabe, quando as águas começam a cair em grande volume, todo o lixo jogado nos córregos é arrastado para dentro dos rios e daí toma os destinos e provoca conseqüências graves aos municípios e seus moradores. Por isso, é fundamental que a limpeza seja feita antes que as águas comecem a cair.
Segundo a ECOPLAN, a bacia hidrográfica do Rio Cuiabá compõe-se por 32 municípios, sendo 28 pertencem à Mato Grosso e 4 ao Estado de Mato Grosso do Sul. São eles: Alto Araguaia; Acorizal; Alto Garças; Barão de Melgaço; Campo Verde; Chapada dos Guimarães; Coxim (MS); Corumbá (MS); Cuiabá; Diamantino; Dom Aquino; Guiratinga; Itiquira; Jaciara; Jangada; Juscimeira; Nobres; Nossa Senhora do Livramento; Nova Brasilândia; Pedra Preta; Pedro Gomes (MS);Planalto da Serra; Poconé; Porto Estrela; Poxoréu; Rondonópolis; Rosário Oeste; Santo Antônio do Leverger; São José do Povo; São Pedro da Cipa; Sonora (MS e Várzea Grande.
Comentários