Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 18 de Agosto de 2006 às 07:39

    Imprimir


Fidel Castro está se recuperando, e Cuba, livre de um ataque, declarou Raúl Castro em uma entrevista publicada nesta sexta-feira, o seu primeiro pronunciamento desde que assumiu o poder em caráter temporário no país.

O líder cubano transferiu o poder ao irmão Raúl no dia 31 de julho, após se submeter a uma cirurgia intestinal.

Raúl Castro, de 75 anos, disse ao jornal estatal do país, Granma, que mobilizou as Forças Armadas cubanas horas depois da doença de Fidel ter sido anunciada.

Assista à reportagem sobre o encontro a visita de Hugo Chávez à Fidel

"Não poderíamos descartar a possibilidade de alguém ficar maluco dentro da administração do governo americano", disse ele.

Aparições

Na entrevista, ele também agradeceu os médicos que vêm cuidando do irmão.

Raúl, comandante das Forças Armadas do país, havia sido escolhido sucessor de Fidel em 1997.

Sua nomeação e o subseqüente silêncio - nem ele nem Fidel fizeram aparições ou declarações públicas -, contribuíram para alimentar boatos de que o regime cubano atual estaria chegando ao fim.

"Não estou acostumado a fazer aparições públicas freqüentes, apenas quando elas são requisitadas", disse ele na entrevista ao Granma.

Ele disse não estar preocupado "com os que estão em outros países especulando se ele iria aparecer ou não na TV".

Raúl apareceu na TV cubana pela primeira vez no dia 13 de agosto, durante visita do presidente venezuelano Hugo Chávez ao convalescente Fidel.

Fidel Castro assumiu o poder em Cuba há 47 anos, após a deposição de Fulgencio Batista, e é um dos líderes mais longevos do mundo, tendo visto nove presidentes americanos diferentes durante seu governo.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281837/visualizar/