Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 18 de Agosto de 2006 às 03:23

    Imprimir


A organização terrorista ETA afirmou hoje que o processo de paz no País Basco esta em "situação de crise" e culpou a atitude "mesquinha" do Partido Socialista (PSOE), governista, e do Partido Nacionalista Basco (PNV). Um comunicado divulgado no site do jornal basco "Gara" avisa que "a ETA responderá se continuarem os ataques contra Euskal Herria" (que inclui o País Basco espanhol e francês e a região de Navarra). O grupo afirma que, quase cinco meses depois da suspensão de suas ações armadas, "a atitude mesquinha dos partidos" levou o processo de paz a uma situação "grave". A organização terrorista aponta como responsáveis os partidos PSOE e PNV (que está no Governo do País Basco). Os dois são acusados de "esvaziar o conteúdo" do processo de paz, "atrasar os passos a serem dados" e de agir "de acordo com seus interesses". O PSOE, acrescenta, "quer desenvolver seu próprio modelo de Estado e transformar o processo em mero instrumento para continuar no poder". A ETA mantém os objetivos anunciados em sua declaração de "cessar-fogo" de 22 de março, mas exige "compromissos e decisões claras" e avisa que o processo está num "impasse".

Além das críticas ao Executivo espanhol, os etarras culpam o Governo francês pela situação. Nos últimos meses, "não cessaram os seus ataques contra os cidadãos bascos", disse a organização, referindo-se a recentes detenções de militantes.

A ETA declarou um "cessar-fogo permanente" em março, criando a expectativa do fim da violência do grupo, que em quatro décadas causou mais de 800 mortes.

O chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou em junho passado a abertura de conversas com ETA, o que não impediu a Polícia e a justiça de agir contra seus ativistas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281847/visualizar/