Aneel leiloa linhas em MT e mais 7 estados
Serão oferecidas 14 linhas de transmissão, divididas em sete lotes e três subestações. Os novos empreendimentos, orçados em R$ 1,1 bilhão, deverão ser construídos em até 22 meses.
Segundo a assessoria de imprensa da Aneel, 28 empresas do Brasil, Espanha, Itália e Colômbia estão habilitadas a participar do leilão. Para isso, elas teriam que confirmar, até as 14 horas de hoje, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a participação na disputa pelas concessões, com o depósito das garantias financeiras previstas no edital.
Pelas normas do leilão, serão declarados vencedores quem oferecer a menor tarifa para prestação do serviço de transmissão. O leilão será realizado às 10 horas, nas dependências da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, em sessão pública que será conduzida pela Bovespa.
Com a ampliação das linhas de transmissão, segundo a Aneel, será possível oferecer maior segurança na operação do SIN. Cada nova linha construída no país contribui para ampliar a capacidade de intercâmbio de energia elétrica entre as regiões.
Desde 1998, a agência leiloou 28,2 mil quilômetros de linhas de transmissão, das quais 20,4 mil estão em operação. Em 2005, foram arrematados cerca de três mil quilômetros de linhas. Este ano, segundo assessoria de imprensa, 475,8 quilômetros de linhas já foram energizados e estão previstos cerca de 3,5 mil quilômetros até dezembro.
Atualmente estão em operação quase 83 mil quilômetros de linha no SIN. A construção dessas linhas gerou cerca de 20 mil empregos e atraiu investidores nacionais e internacionais, principalmente da Espanha, Itália, Argentina, Suíça e Estados Unidos.
Comentários