Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 15:40

    Imprimir


Mais de três mil pessoas tiveram a oportunidade de realizar cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (FICT) e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) no primeiro semestre de 2006.

Ao todo foram contabilizadas 3.479 matrículas. Até o final do ano, pretende-se com os cursos de Formação Inicial e Continuada atingir um montante de 5.500 alunos. Serão abertas ainda mais 1.835 vagas para os cursos técnicos.

Os cursos foram coordenados pelas unidades do Ceprotec de Cuiabá, Barra do Garças, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop. Além dos municípios sedes das unidades, também foram contemplados com qualificação os municípios de Campo Verde, Pedra Preta, Carlinda, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal, Poconé, Rosário Oeste, Nobres, Arenápolis, Nortelândia, Nova Marilândia e Santo Afonso.

Segundo a coordenadora geral de Formação Inicial e Continuada, Deuzalina Maria de Arruda Assunção, a lista de cursos disponibilizados foi bem variada, abrangendo diversas áreas.

Foram oferecidos cursos de Formação Inicial e Continuada em Manipulador de Alimentos, Secretária do Lar, Informática Básica e Avançada, Atendimento ao Público, Assistente Administrativo, Auxiliar de Escritório, Gerenciamento para Líderes Comunitários, Monitor em Educação Ambiental, Costura Industrial em Malharia, Modelagem e Costura Industrial, Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Desossa de Bois, Gastronomia, Bijuterias, entre outros.

“Os cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores têm, em média, 200 horas. Eles foram elaborados com itinerário informativo que possibilita ao aluno o aproveitamento do estudo para realização dos cursos técnicos”, informou a coordenadora.

Para o jovem Eliandro Ribeiro da Silva, 33 anos, contemplado com o curso de Espostejamento de Aves oferecido em Várzea Grande, além do preparo para o mercado de trabalho, o curso proporcionou novos conhecimentos sobre relações humanas, ética e cidadania. “O curso trouxe muitos benefícios, não somente para quem participou, mas para toda a sociedade que também tem a lucrar”, ressaltou.

Técnicos Além dos cursos de FICT, as unidades de ensino do Ceprotec também ofereceram cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Vendas, Informática, Enfermagem, Patologia Clínica, Segurança no Trabalho, Administração Rural, Construção Civil e Secagem e Armazenagem de Grãos e Sementes.

São cursos com duração de até dois anos. As formaturas das primeiras turmas estão acontecendo neste segundo semestre. Em Barra do Garças, a cerimônia de colação de grau aconteceu no dia 04 de agosto. No próximo dia 26, será a vez da unidade de ensino de Rondonópolis; dia 31 em Sinop e no dia 14 de setembro em Alta Floresta.

“Ainda neste segundo semestre vamos abrir novas turmas de cursos técnicos nas quatro unidades já existentes e em Diamantino e Tangará da Serra. Nestes dois últimos municípios, as unidades do Ceprotec estão em fase de conclusão e aquisição de equipamentos”, informou o presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart.

Segundo ele, o Ceprotec também já está se preparando para oferecer, em 2008, os cursos de Educação Profissional Tecnológica de Graduação.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281919/visualizar/