Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 12:38

    Imprimir


O Yahoo e o ex-responsável pelas suas operações na China estão envolvidos em uma batalha judicial. O executivo abriu um processo contra o antigo empregador na quinta-feira, e o Yahoo em resposta prepara um processo contra ele.

Zhou Hongyi inicou seu processo em Pequim, alegando que o Yahoo o difamou. O principal negócio da empresa na China hoje em dia consiste em uma participação de 40 por cento no Alibaba.com, adquirido por um bilhão de dólares no ano passado, segundo uma porta-voz da Qihoo, outra empresa chinesa de buscas na Web, atualmente presidida por Zhou.

"Porque o Yahoo China usou diversos métodos para expressar fatos incorretos e abusar verbalmente de Zhou Hongyi na mídia, ele decidiu levar a empresa aos tribunais", informou a Qihoo em comunicado.

Como parte da histórica transação entre o Yahoo e o Alibaba, o Yahoo entregou ao Alibaba o controle de todas as suas operações anteriores na China.

Zhou, que vendeu sua empresa de buscas na Internet ao Yahoo em 2003 por 120 milhões de dólares e manteve sua posição na empresa posteriormente, deixou o Yahoo China pouco depois do anúncio sobre a aquisição do Alibaba.

Ele tinha liberdade para procurar oportunidades de negócios a partir do final do ano passado, disse a porta-voz da Qihoo, onde Zhou é atualmente presidente do conselho, e cujos investidores incluem a Sequoia Capital e a IDG, dois gigantes do setor de capital para empreendimentos.

A imprensa chinesa informou que o Alibaba acusou Zhou de "práticas de negócios antiéticas" sem outras especificações.

A empresa relatou em comunicado que processaria Zhou, embora não tenha divulgado suas alegações.

"Alibaba decidiu que suas afiliadas e departamentos de negócios, a partir de hoje, não realizarão investimentos nas empresas de Zhou Hongyi ou terão qualquer envolvimento com elas", disse o comunicado.

Uma porta-voz do Alibaba anunciou que o processo contra Zhou seria aberto em Hong Kong.

Zhou e o fundador do Alibaba, Jack Ma, são conhecidos no mundo da Internet chinesa como empresários combativos e loquazes, e os dois construíram suas empresas do zero e as tornaram líderes em seus respectivos mercados.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281960/visualizar/