Polícia britânica recupera tesouro arqueológico peruano
O ornamento, que representa a imagem de um deus do mar, foi achado em um escritório de advocacia no centro de Londres. Ele teria uma "importância fenomenal" para a herança cultural peruana, disse a Scotland Yard.
"Estamos falando de um objeto arqueológico da maior importância histórica e estética, um dos mais importantes ornamentos da cultura peruana antiga", disse Walter Alva, diretor das Tumbas Reais do Museu Sipan, no Peru.
O artefato em ouro simboliza um polvo mítico com oito tentáculos e uma cabeça humana estilizada com características felinas. Acredita-se que a peça seja do ano 700, aproximadamente, uma obra de arte da antiga civilização Mochica.
"Nenhum ornamento de qualidade similar pode ser encontrado em qualquer museu peruano e é inconcebível que uma parte tão importante do tesouro nacional esteja fora do país", disse Alva em um comunicado.
Investigadores britânicos acreditam que o ornamento para cabeça foi retirado do sítio arqueológico de La Mina, no vale do Jequetepeque, no norte do Peru, no ano de 1988, quando a tumba foi roubada e seus conteúdos colocados no mercado negro.
Nenhuma prisão foi efetuada em ligação com o roubo, mas não foram dados detalhes adicionais da operação.
Comentários