Casarão antigo localizado no centro da capital pode ser demolido
Entre as personalidades que ali viveram está o criador da antiga Faculdade de Direito de Mato Grosso e um dos maiores advogados da década de 50, Renato Pimenta, que nasceu e foi criado no antigo casarão. Para o historiador Anibal Alencastro, o imóvel faz parte da história de Cuiabá. "Embora esteja fora do entorno do Centro Histórico, este casarão merecia ser um patrimônio isolado", afirma Anibal.
Apesar da importância histórica, o antigo casarão está sendo demolido por ordem da atual proprietária com autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá. "Não há nenhuma restrição contra essa demolição. Não foi montado nenhum processo adminstrativo que pudesse impedir isso", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Levi Andrade.
Segundo o chefe regional do Instituto Patrimônio Histórico Artístico e Natural (Iphan), Cláudio Conte, o casarão está fora da área de proteção federal. "Não compete ao Iphan nenhum parecer favorável a este imóvel e sim aos órgãos municipal e estadual estabelecer um tombamento ou algum tipo de proteção por lei", afima Cláudio.
A Secretaria Estadual de Cultura informou que vai entrar com ação contra a proprietária do casarão para impedir que o prédio seja demolido. A dona do imóvel está viajando e não foi localizada pela equipe de reportagem da TV Centro América.
Comentários