Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 09:49

    Imprimir


O Município de Jauru (405 km a Oeste de Cuiabá), que integra o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Vale do Cabaçal, vai receber mudas de seringueira e pupunha (palmito) para fomentar a economia na região, além de recuperar matas ciliares e áreas degradadas. A parceria foi firmada nesta quarta-feira (16.08) durante visita de lideranças do Município, entre eles o prefeito Pedro Pereira de Souza, o vice, Carlos Rossi e o vereador Osvaldo Antônio da Silva, ao secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Clóves Vettorato e ao coordenador dos consórcios, Neurilan Fraga.

O prefeito elogiou a iniciativa do Estado em implantar os consórcios e executar o Programa MT Regional, cuja finalidade é promover o desenvolvimento sustentável da economia mato-grossense, fortalecendo a competitividade, a diversificação e agregação de valor com base nas potencialidades regionais, ampliando a participação dos micros, pequenos e médios empreendimentos. “O caminho é esse: a união de todos para aumentar a renda e os empregos em nossa região”, disse o prefeito após receber de Vettorato e Neurilan um exemplar do Programa MT Regional.

O secretário Vettorato reiterou que as secretarias de Desenvolvimento Rural (Seder) e Meio Ambiente (Sema), vão apoiar a implantação dos viveiros de mudas no Município. A proposta é contemplar os consórcios com viveiros florestais, frutíferos, medicinais e industriais em “Modelo Padrão” de 1 a 3 mil mudas, conforme avaliação que será feita pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer). Os recursos para a empreitada virão do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Femam).

Ainda integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Vale do Cabaçal, os Municípios de Cáceres, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Lambari D’Oeste, Curvelândia, Porto Esperidião, Figuerópolis D’Oeste, Indiavaí, Araputanga, Rio Branco, Vale do São Domingos, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu e Glória D’Oeste.

Neste consórcio, os gestores públicos, com o apoio do Estado e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), definiram a apicultura, ecoturismo, hortifrutigranjeiros (pupunha), leite, piscicultura, florestas, avicultura, animais exóticos (jacaré), ovinoculura e caprinocultura.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281997/visualizar/