Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 09:17

    Imprimir


O continente insular da Austrália resultou da colisão de três outros continentes há 1,64 bilhão de anos, revelou um novo estudo, provocando especulações sobre novos depósitos minerais no interior do país.

"A Austrália setentrional, ocidental e central pertenciam a continentes diferentes", disse Kate Selway, autora do estudo.

"Se você olhasse para o sul a partir de Alice Springs (na Austrália central), antes de 1,64 bilhão de anos atrás, você veria um oceano", afirmou Selway em um comunicado na quinta-feira.

"As grandes forças envolvidas na colisão produziram vulcões que ajudaram a criar a crosta da Austrália central", acrescentou.

Selway, doutoranda sob orientação de dois professores da Universidade de Adelaide, disse que a análise do terreno sob a Austrália central revelou uma zona de colisão.

Utilizando uma técnica geofísica chamada magnetotelúrica, ela conseguiu chegar aos sedimentos ao longo da fronteira dos três continentes anteriores e medir a condutividade elétrica da terra centenas de quilômetros abaixo da superfície.

A pesquisa descobriu que a Austrália setentrional tem mais condutividade do que a Austrália central e que a fronteira entre as duas regiões extende-se a pelo menos 150 quilômetros de profundidade.

Selway disse que suas descobertas significam que pode haver novos depósitos minerais onde os continentes anteriormente separados juntaram-se para formar a Austrália. Os principais minerais encontrados na Austrália central são cobre, urânio e opala.

"Não apenas esse tipo de informação nos ajuda a entender como nosso continente se formou, como é também fundamental para achar o próximo grande depósito mineral", disse ela.

"Tais estruturas desempenham um papel importante na determinação de como os fluidos se movem sob a superfície e são esses fluidos que geralmente carregam minerais que podem se concentrar em depósitos valiosos".





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282015/visualizar/