Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 08:27

    Imprimir


Representantes da Comissão Européia (CE), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e da Organização Marítima Internacional (IMO) se reúnem hoje em Atenas para analisar uma forma de combater o vazamento de combustível no litoral do Líbano causado pelos bombardeios israelenses.

Segundo um comunicado da CE, o objetivo desta reunião técnica é estabelecer um "plano de ação comum" que permita combater o vazamento após o cessar-fogo entre Israel e a milícia do Hisbolá.

O vazamento ocorreu principalmente devido ao bombardeio israelense contra a central elétrica de Jieh, cerca de 30 quilômetros ao sul de Beirute, embora a maré negra tenha outras pequenas fontes, inclusive um navio acidentado.

Apesar de estar pegando fogo parcialmente, o combustível derivado do petróleo derramado soma entre 10.000 e 15.000 toneladas, contaminou até 30 quilômetros do litoral libanês, e afetou praias e portos, segundo a CE.

A Comissão Européia enviou em 9 de agosto a Beirute uma equipe de analistas para assessorar as autoridades locais.

O Governo libanês pediu ajuda material, como navios de limpeza, bombas, e produtos dissolventes ou absorventes, e vários Estados-membros da UE já responderam ao pedido.

"O fim das hostilidades criará as condições para que a comunidade internacional se comprometa a ajudar de maneira coerente e coordenada o Líbano", declarou o comissário europeu do Meio Ambiente, Stavros Dimas, responsável da assistência da UE através do Mecanismo de Defesa Civil da CE.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282044/visualizar/