Tempestade tropical Wukong se aproxima do Japão
A Wukong — cujo nome significa rei macaco, um lendário herói chinês — estava 130 Km ao sudeste de Miyazaki às 14h45 locais (2h45 de Brasília). Sua posição quase não havia mudado com relação ao período da manhã.
A movimentação da tempestade desacelerou um pouco e ela se dirigia rumo ao oeste a 15 quilômetros por hora, segundo a Agência Meteorológica Japonesa, que advertia que, por estar devagar, ela traria fortes chuvas por longos períodos, aumentando as chances de enchentes na região.
Os ventos no centro da tempestade eram de 83 quilômetros por hora e os especialistas previam que até 300 mm de chuvas cairiam em partes de Kyushu, a ilha mais ao sul do Japão, até a manhã de sexta-feira. É provável que a tempestade se dirija para o continente sobre o sul de Kyushu na noite desta quinta-feira ou na manhã de sexta, disse uma autoridade da Agência Meteorológica, mas acrescentou que a Wukong parecia estar mudando de direção.
"A tempestade provavelmente se dirigirá numa direção mais ao norte do que esperado anteriormente, mas sua movimentação é extremamente difícil de prever agora, então quase tudo é possível", disse a autoridade.
A mudança de rumo para o norte significa que a tempestade iria na direção da península coreana, segundo o web site Tropical Storm Risk (www.tropicalstormrisk.com). Antes, o site dizia que a Wukong se dirigia para as províncias do leste da China de Shandong e Jiangsu.
Comentários