Novo vírus aproveita as eleições para se propagar
A mensagem traz a logomarca do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a seguinte mensagem:
"Informamos que seu título eleitoral teve um cancelamento provisório. O motivo do cancelamento foi uma irregularidade em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) a qual motivou o cancelamento do mesmo, e também de seu título eleitoral. Para saber mais detalhes sobre esta irregularidade, e quais providências tomar, leia o regulamento clicando no link abaixo. Após clicar no link, será exibida uma janela, onde a opção Abrir deve ser clicada".
O TSPY_BANCOS.ZU é vírus do tipo um spy-phishing que utiliza técnica de propagação da maioria dos programas de vírus. A infecção acontece automaticamente quando a vítima abre anexos ou baixa arquivos. No caso do falso e-mail do TSE, o nome do arquivo de extensão ".exe" contém um erro. A intenção é roubar dados pessoais do usuário.
Ao fazer o download, o usuário baixa e instala automaticamente um arquivo do tipo spyware em sua máquina. O vírus passar então a monitorar as atividades do Internet Explorer. A praga cria um programa para roubar informações e armazená-las.
"Depois disso, na primeira vez que o usuário acessar seu banco online, por exemplo, o código malicioso conseguirá roubar informações como números de cartões de crédito, senhas, dados de contas ou outras informações pessoais", informa a empresa.
Comentários