Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Agosto de 2006 às 15:11

    Imprimir


A Casa Branca desmentiu hoje que o presidente George W. Bush esteja frustrado com a falta de progressos no Iraque e o novo Governo do país, assegurando que ele está completamente decidido a seguir adiante.

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, afirmou que não só o presidente não está frustrado, mas ao lado do Governo iraquiano e seu primeiro-ministro, Nouri al- Maliki.

Snow fazia assim uma clara referência a uma informação do jornal "The New York Times" que apontava que Bush expressara reservadamente sua frustração pela gestão do Governo iraquiano.

"Tenho certeza de que o presidente apóia o primeiro-ministro Maliki, um homem que tem uma série de desafios importantes diante de si", disse Snow.

"Bush está impressionado não só pela determinação do dirigente iraquiano em conseguir resultados, mas também por sua vontade de conseguir alcançar as metas", completou.

"Não esperamos dele (Maliki) um êxito da noite para o dia com todos os problemas que ele tem de enfrentar", explicou o porta-voz, insistindo que Bush não é o tipo de pessoa que se deixa levar pela frustração.

Snow assegurou também que são falsos os temores que falam de uma guerra civil no Iraque, originados pela recente onda de violência sectária no país.

"Não há uma guerra civil em andamento e, de acordo com as últimas informações dos responsáveis militares no local, houve algum avanço no controle dos incidentes violentos", assegurou o porta-voz.

Snow apontou que foi constatada "uma notável queda" da violência em vários bairros de Bagdá. Para ele, trata-se de um "sinal promissor", mas que não deve fazer com que se esqueça da periculosidade do tema e que os extremistas seguem tentando fazer a nova democracia iraquiana fracassar.

De fato, hoje mesmo pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas pela explosão quase simultânea de dois carros-bomba num bairro comercial do centro de Bagdá, no último episódio de uma série de atentados praticamente diários no país.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282230/visualizar/