Exposição em homenagem aos ex-combatentes da FEB começa no dia 24
Na exposição serão expostos objetos utilizados pelos ex-combatentes, como fardas, boinas, kits de higiene, medalhas entre outros, além de fotografias, documentos e jornais da época. Parte do que será exposto foi doado pelas famílias dos febianos, como a família do segundo tenente aposentado Domingos Sarubbi, já falecido. O material também foi reunido com a ajuda do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.
O dia 24 de agosto foi escolhido para a abertura da exposição por ser o dia da chegada dos febianos em solo brasileiro depois de mais de um ano de combates na Itália, em 1945. No efetivo dos mato-grossenses que embarcaram para a 2ª Guerra Mundial, havia pracinhas de Poconé, Rosário Oeste, Poxoréu, Acorizal, Cuiabá e outras cidades do Estado e de municípios que hoje estão no território de Mato Grosso do Sul.
Do efetivo mato-grossense, retornaram para Cuiabá após o combate 123 soldados, sendo cinco de Mato Grosso do Sul e 118 de Mato Grosso, num contingente de 25.334 pracinhas brasileiros.
Durante a solenidade, prestarão homenagem aos febianos o comandante do 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) tenente-coronel Antonio Leite dos Santos Filho, o comandante do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIM) coronel Haroldo Bezerra de Amorim, o chefe de Estado Maior da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada coronel Edílson Norberto Sanchotene Serratini, e o comandante da 13ª Brigada, general de brigada Carlos Alberto dos Santos Cruz.
Programação A solenidade no dia 24 de agosto terá início às 9h e será realizada no auditório do Arquivo Público de Mato Grosso. O evento contará com a presença do secretário de Estado de Administração Geraldo de Vitto Jr, do superintendente do Arquivo Público, José Roberto Stopa, e com representantes dos ex-expedicionários, e dos batalhões e infantaria do Exército sediados em Cuiabá.
O Arquivo Público está localizado na avenida Getúlio Vargas, n.º 451, no Centro de Cuiabá.
Comentários