I Jornada Mato-grossense de Bem-Estar Animal é debatida
Agradecida pelo convite, Shelma disse que esses eventos interdisciplinares, realizados pela instituição, são validos e devem ser socializados. “A faculdade tem que promover sempre essa troca de conhecimento e ser bem mais do somente um centro de informação, mas sim de formação e transformação social” afirmou ela.
Durante a palestra, a desembargadora ressaltou a importância da preservação do direito dos animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Segundo ela, a legislação prevê que, como as pessoas, “os animais também têm o direito a vida, ao respeito e a saúde”.
Bem-estar animal - O evento tem como objetivo promover discussões sobre questões éticas, humanitárias e também econômicas, que envolvem a utilização de animais em atividades diversas do meio industrial, científico, e no próprio convívio social.
As palestras e debates, que seguem até o dia 18 de agosto, estão previstas para começarem sempre às 8h, no Auditório do Estacionamento da UNIC - Campus Cidade Universitária (Beira-Rio).
Programação - No dia 17, o professor do departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da Unesp/Botucatu (SP), Roberto de Oliveira Roça, e o professor da Universidade de Tuiuti do Paraná, José Maurício França, irão abordar o tema "O Bem-Estar em Animais de Produção e Abate".
Roça, que coordena pesquisas sobre gado de corte no pantanal sul-matogrossense, trabalhará, no período da manhã, mais especificamente como o abate humanitário de bovinos influencia a qualidade da carne comercializada. França, a partir das 14 horas, retomará o tema em um âmbito mais geral.
No dia 18, outra pesquisadora da Universidade de Tuiuti do Paraná, Elza Ciffoni, abordará a "Interação Homem-Animal de Estimação", um dos temas de maior abrangência social do evento.
Às 14 horas, Moema Blatt, do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá, proferirá a palestra "Como o Bem-Estar Animal está sendo trabalhado em Cuiabá". Em seguida, representantes do Juizado Volante Ambiental (JUVAM) e de organizações não governamentais que trabalham com proteção animal discutirão o tema em mesa-redonda.
Comentários