Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 16 de Agosto de 2006 às 07:45

    Imprimir


Dirigir e falar ao celular, mesmo com equipamentos que dispensam o uso das mãos, é tão perigoso quanto segurar o aparelho, segundo um estudo da Universidade de Utah, que explica que de uma forma ou de outra a atenção do motorista fica dividida. "Falar ao telefone com um kit handsfree' na direção multiplica por quatro o risco de acidentes", resumiu David Strayer, professor de psicologia da universidade, que realizou um estudo medindo a atividade cerebral.

Segundo o cientista, o cérebro trata das informações sobre o trânsito e a direção só com 50% de sua capacidade quando a pessoa está falando ao telefone. Dezesseis casais foram convidados a pegar o volante de um simulador automotivo em uma estrada, enquanto conversavam pelo telefone. Eletrodos mediram a atividade cerebral e os movimentos dos olhos, explicou o cientista.

Em todos os casos, a reação do cérebro do motorista ficou dividida. Segundo Strayer, uma conversa telefônica não tem o mesmo impacto de um diálogo com um passageiro do carro porque ele "compartilha a atenção do motorista para uma direção sem riscos Nos Estados Unidos é permitido falar ao telefone usando o kit "handsfree" na direção na grande maioria dos estados.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282366/visualizar/