Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Agosto de 2006 às 05:19

    Imprimir


A eurodeputada francesa Marie Anne Isler Béguin, do grupo dos Verdes, defendeu hoje que a União Européia "mude de estratégia" e procure normalizar sua relação com Cuba, se as autoridades cubanas libertarem os presos por delitos de consciência.

Begin disse que apresentará uma resolução de urgência neste sentido em setembro, após o recesso do Parlamento Europeu.

A eurodeputada acredita que a transferência provisória de poder por parte do presidente cubano, Fidel Castro, reforce a posição de dirigentes que "saibam dar respostas urgentes à crise econômica e social".

"Um primeiro gesto contundente para promover a mudança seria libertar aos presos políticos. Nesse caso, a UE deverá normalizar suas relações com Cuba", afirmou Begin.

Begin disse que "Cuba é o único país do grupo da África, Caribe e Pacífico com o qual a UE se recusa a assinar um acordo de cooperação, em contradição com a política de certos Estados-membros, como Espanha, França e Itália".

"Como o embargo dos Estados Unidos e a posição da UE só têm servido como desculpa para o regime de Castro rejeitar a abertura, para que Cuba mude, é preciso mudar de estratégia", afirmou a parlamentar.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282391/visualizar/