Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Agosto de 2006 às 04:12

    Imprimir


O Partido do Congresso Nepalês-Unido marxista-leninista (CPN-UML) defende a realização de um plebiscito para decidir sobre o futuro da monarquia no Nepal, segundo informou hoje a rede de rádio Nepalnews.

Na reunião de seu Comitê Central, na terça-feira, em Katmandu, o CPN-UML, que integra o Governo da Aliança de Sete Partidos (ASP) apoiou eleições para uma Assembléia Constituinte até meados de maio de 2007. Outra reivindicação é a realização simultânea de um plebiscito para decidir a situação

da monarquia no país. O relatório do secretário-geral do grupo, Madhav Kumar Nepal, que foi aprovado pelo comitê, também ressaltou a necessidade de criar uma frente de partidos políticos em apoio a uma república democrática "como ideologia".

Madhav Kumar Nepal criticou a lentidão do Governo para anunciar as datas das eleições.

O Governo nepalês, sob a direção do primeiro-ministro, Girija Prasad Koirala, já anulou a legislação imposta pelo rei Gyanendra, cortando seus poderes absolutos, cancelado suas nomeações e obrigando o monarca a pagar impostos.

Atualmente, o Governo e o Parlamento do Nepal estudam tirar parte das terras do rei.

A Assembléia Constituinte terá a tarefa de redigir uma nova Carta Magna, vista como solução definitiva para o conflito nepalês, que dura 10 anos e já causou 13 mil mortes.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282399/visualizar/