Michael Bloomberg doará US$ 125 milhões para combater tabagismo
"O fumo não prejudica apenas aos fumantes, mas também aos que estão a seu redor", disse, acrescentando que a iniciativa beneficiará não apenas os 20% da população mundial que fumam, mas também aos 80% que não possuem esse hábito.
A doação facilitará a criação, dentro de um prazo de dois anos, de um amplo programa de atividades que pretende combater o fumo, e doará recursos a organizações que já trabalham com esse objetivo.
A campanha, chamada "Worldwide Stop Smoking Initiative", pretende ajudar os fumantes a largarem o vício, e impedir que os mais jovens o adquiram.
Também ajudará os Governos a aplicar normas contra o tabaco e fomentará programas para informar os cidadãos sobre os efeitos prejudiciais do fumo.
Bloomberg considera esta doação como um "investimento social", que ajudará a salvar "milhões de vidas".
O comunicado divulgado hoje lembra ainda que há mais de um bilhão de fumantes no mundo, e que 80% deles se concentram em cerca de vinte países.
Quase 5 milhões de pessoas morrem a cada ano por causa do tabaco e, seguindo a tendência atual, este número chegará a 10 milhões em menos de quinze anos.
Bloomberg assumiu a Prefeitura de Nova York em 2001 e se reelegeu em 2005.
Segundo a revista Forbes, o ex-empresário possui uma fortuna pessoal avaliada em US$ 5,1 bilhões, e no ano passado ocupava a 40º posição na lista dos americanos mais ricos.
Comentários