Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 16:15

    Imprimir


Como otimizar o relacionamento dentro do trabalho? Como resolver os problemas do dia-a-dia reduzindo o atrito? Essas e outras perguntas foram respondidas segunda-feira (14) pelos funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil São Domingos Sávio, no bairro Cristo Rei durante um curso de relacionamento interpessoal, promovido pela Prefeitura de Várzea Grande.

Segundo a psicóloga Rosana Castro, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Várzea Grande, a palestra seguida de uma dinâmica em grupo partiu de um questionário respondido pelos próprios funcionários. "Nosso trabalho parte da realidade da creche. Eles sugeriram esse trabalho e nós o preparamos", explica.

Rosana lembra que esses cursos são comuns nas grandes empresas, pois a visão do chefe autoritário está sendo substituída por um outro tipo de relacionamento. "A opinião do subordinado está sendo levada em conta, o que aumenta a satisfação do funcionário e melhora seu rendimento".

A psicóloga lembra que nas empresas modernas não existe mais a decisão centralizada. Já nas decisões participativas surgem os conflitos internos. "Nessa creche, houve a necessidade emergencial desse curso, pois eles querem melhorar o relacionamento no trabalho. Vale lembrar que a decisão pelo tema do curso partiu dos próprios funcionários", destaca.

A diretora da unidade de ensino Telma Regina Pires, explica ser primordial um curso desses entre os funcionários. Telma assegurou não ter muitos problemas de relacionamentos, mas sempre defendeu o maior número de cursos de capacitação. "Capacitação faz parte de empresas modernas. Não somos empresas, mas lidamos com pessoas, o que exige mais conhecimento". O Centro de Educação Infantil tem um total de 52 funcionários em dois turnos.

No ano passado, a Prefeitura de Várzea Grande ofereceu um curso idêntico para 150 funcionários dos Centros de Educação Infantil onde participaram creches municipais entre eles gerentes, professores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), com exercícios práticos situacionais e debates. Essa prática, além de formar, possibilitou a aproximação da nova equipe, o autoconhecimento e o estreitamento das relações interpessoais. (Adilson Rosa/Secom-VG)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282499/visualizar/