Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 14:22

    Imprimir


O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou hoje a criação de um Centro Regional de Inteligência (CRI) em Foz do Iguaçu, que contará com a colaboração da Argentina e do Paraguai para reforçar a vigilância na tríplice fronteira.

O organismo conjunto de inteligência, que funcionará na sede da Polícia Federal em Foz do Iguaçu e terá agentes dos três países, começará a funcionar "nas próximas semanas", segundo um comunicado divulgado hoje pelo Itamaraty.

"O Centro contribuirá para os esforços do Governo brasileiro no combate aos delitos praticados na região da Tríplice Fronteira, por meio do aprofundamento da cooperação entre os órgãos de segurança pública do Brasil, da Argentina e do Paraguai" afirma a nota.

De acordo com o Itamaraty, a criação do Centro Regional de Inteligência foi um dos compromissos assumidos pelos três países em suas negociações com os Estados Unidos no âmbito do chamado "Grupo 3+1 sobre a Segurança da Tríplice Fronteira".

Os Estados Unidos alegam que a região da tríplice fronteira se transformou em um local de passagem e de financiamento de grupos terroristas internacionais, e exigiu um aumento na fiscalização da região, oferecendo cooperação às autoridades locais.

A fronteira do Brasil com o Paraguai é considerada pelo Governo brasileiro a principal porta de entrada de drogas no país.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282538/visualizar/