Celso Amorim se reúne com premiê libanês em Beirute
Amorim foi ao país árabe oferecer mais apoio humanitário e transmitir o desejo do governo brasileiro em promover o diálogo na região.
Amorim foi recebido em Beirute pelo presidente do Líbano, Emile Lahoud; pelo primeiro-ministro Fuad Siniora; pelo chanceler Fawzi Salloukh e pelo titular da Assembléia Nacional, Nabih Berri, disse um porta-voz da chancelaria brasileira.
Para essas autoridades, Amorim ofereceu usar a influência do Brasil para estimular o diálogo na convulsionada região, disse o porta-voz da Turquia, aonde o chefe da diplomacia brasileira foi após deixar Beirute.
Amorim entregou às autoridades libanesas uma doação brasileira de 2,5 toneladas de medicamentos, entre eles retrovirais, antibióticos e kits de primeiros-socorros, suficientes para atender até 145.000 pessoas.
A visita de Amorim foi feita enquanto milhares de refugiados libaneses voltavam para suas casas no sul do país, após a frágil trégua mediada pela ONU entre Israel e as milícias do Hizbollah.
Israel lançou no mês passado uma ofensiva aérea e terrestre contra a guerrilha islâmica que opera no sul do Líbano, depois de o Hizbollah ter capturado dois soldados israelenses.
Muitas cidades no sul do Líbano sofreram com a ação de Israel, que buscava acabar com a infra-estrutura do Hizbollah e com os ataques do grupo contra seu território.
Comentários