Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 10:50

    Imprimir


Mato Grosso será incluído no calendário internacional de 2007 das “Caminhadas da Natureza”. O projeto é uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV) e que hoje tem como interlocutor nacional a associação “Anda Brasil”, no Rio de Janeiro. A assessora de Projetos da secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur-MT), Thaís Quintão, e a técnica Elizethe Rosa de Castilho, estiveram durante cinco dias (9 a 13) no Rio de Janeiro para um treinamento sobre o projeto.

Atualmente o “Caminhadas na Natureza” é realizado no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Espírito Santo. O projeto não é um evento competitivo. São caminhadas feitas por turistas nacionais e estrangeiros e por pessoas da comunidade onde o projeto é executado. O objetivo é estimular e promover o desenvolvimento local, além de ampliar a cultura do associativismo no ambiente rural, bem como diversificar a oferta turística, estruturar os destinos e dar qualidade aos produtos turísticos rurais.

“Vamos envolver os quatro pólos de Mato Grosso. O Estado está desde o ano passado articulando para participar deste projeto e este ano conseguiu inserir Mato Grosso no calendário internacional de 2007”, explica a secretária de Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis.

Para formatar o projeto no Estado, a Sedtur, juntamente com os representantes locais onde serão realizadas as caminhadas, irá definir os circuitos oficiais que serão inseridos no calendário.

Requisitos São vários os requisitos para que Mato Grosso participe do projeto. Esses pré-requisitos serão trabalhados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso.

As caminhadas serão gratuitas. Os horários para a prática deverão ser determinados (início e término) e o trajeto deve ser viável para todo tipo de público (crianças, idosos e deficientes). Quem participa dessas caminhadas recebe uma caderneta de “caminhante” que é carimbada em cada circuito.

Outras condições são: equipes de resgate e atendimento médico nos locais que fazem parte do projeto; cada caminhante deve realizar a caminhada no seu ritmo; divulgação anual em catálogo internacional entre outros requisitos.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282610/visualizar/