Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 09:47

    Imprimir


No primeiro debate entre os candidatos à Presidência, a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gerou críticas e ironias nos presidenciáveis presentes: Geraldo Alckmin (PSDB), Cristovam Buarque (PDT), Heloísa Helena (Psol), Luciano Bivar (PSL) e José Maria Eymael. Entretanto, não houve polêmicas ou troca de acusações entre os candidatos. Nem mesmo Heloísa Helena e Alckmin entraram em discussão, apesar da senadora do Psol não ter poupado críticas ao governo federal do PT e ao governo estadual paulista.

Heloísa Helena, que qualificou a ausência do petista como "arrogância", criticou a irresponsabilidade dos governos petistas e tucano na questão da segurança pública. Alckmin preferiu não responder diretamente aos ataques e apenas enumerou realizações de sua gestão à frente do governo paulista. As críticas ficaram para Lula, que estaria sendo "mole" com o crime organizado na elaboração de leis federais e ao não combater a entrada de armas na fronteira.

Cristovam Buarque afirmou que a ausência do presidente era lamentável e debochou do fato perguntando para Luciano Bivar o que era mais decepcionante, a falta de Lula ou a derrota do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. Bivar respondeu que, ao contrário da Copa, onde a decepção ocorre a cada quatro anos, o governo Lula tem decepcionado diariamente.

O senador do PDT, que priorizou a questão educacional em suas falas, disse ainda que o programa Bolsa Família, principal bandeira do governo Lula, é uma "deformação" do Bolsa Escola, projeto criado em seu governo no Distrito Federal. "O governo Lula trouxe muitas decepções, mas a maior é a falta naquela cadeira. Acho isso uma falta de respeito muito grande com o processo democrático eleitor. Você tem direito de saber o que o candidato pensa", criticou ele sobre ausência de Lula.

"No momento que você foge do debate deixa o povo preocupado com o que vai acontecer nos próximos anos. É lamentável", afirmou Luciano Bivar. Ele ainda fez mais ironias sobre a ausência de Lula. "Acho estranho questionarem a falta de Lula. O presidente nunca viu nada, não sabe nada, provavelmente nem sabia do debate", disse. Cristovam completou: "é lamentável que Lula não soubesse desse debate e outras coisas".

Reforma agrária Ao tocarem no assunto reforma agrária, o governo Lula recebeu novas críticas diretas e indiretas. Heloísa Helena afirmou que a administração federal petista, assim como a executada por Fernando Henrique Cardoso, realizaram projetos de "favelização rural".

Alckmin, sem se dirigir a Heloísa Helena, disse que defende a reforma agrária, não invasão de propriedade, em crítica velada ao apoio do PT ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282630/visualizar/