Enade: acertar metade da prova pode valer conceito máximo
Entre os cursos com conceito 5 no Enade, uma das mais baixas notas é a dos formandos de Engenharia de Telecomunicações da Universidade de Brasília (UnB): 42. Também chamam a atenção os desempenhos dos cursos de Biologia da Universidade Federal de Alfenas e da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-MG), com 44,9 e 45,2 de médias.
Para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC) é muito difícil definir critérios do que é bom ou ruim em cursos de graduação. "Quem vai dizer o que deve saber o estudante ao fim do curso?", questiona presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.
Especialistas e estudantes dividem opiniões para justificar o baixo desempenho de alguns cursos e instituições. Para o educador Carlos Henrique Araújo, ex-presidente do Inep e secretário-executivo da ONG Missão Criança, as notas mostram que os alunos já chegam à universidade com problemas em todas as competências.
Já o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta, aponta o descrédito dos alunos com a avaliação. "Eles acreditam que o exame não prova nada e não se esforçam para ter um bom desempenho", afirma.
Comentários