Setor agrícola cobra alterações do Pesoja em encontro com ministro
As entidades vão cobrar do ministro medidas que facilitem a comercialização da produção mato-grossense de soja pelo leilão do Prêmio de Equalização de Preços da Soja (Pesoja), lançado recentemente pelo Governo Federal.
O setor alega que muitas empresas estão com dificuldades na comprovação do escoamento do grão. Produtores de Sinop e Sorriso também alegam que muitos encontram dificuldades para vender a safra. A estimativa da Famato é de que ainda restam 20% da safra de soja 2005/06, estimada em 15 milhões de toneladas, para serem comercializadas.
Uma parte do produto está depositada nas tradings e outra ainda com os produtores. Nos últimos leilões houve uma redução do montante comercializado nos leilões. Na última sexta-feira, de 1,5 milhão de toneladas do grão ofertados, foram vendidos 214.055 toneladas.
Os produtores alegam que esta redução é conseqüente das dificuldades encontradas pelas empresas para aderir aos prêmios. Pelo Pesoja o Governo oferece prêmio de R$ 6,40 pela saca da soja oriunda do Nortão, para alcançar o preço mínimo do grão no mercado.
Comentários