Choque de navios derrama 4.500 toneladas de petróleo em alto-mar
O vazamento provocado pelo navio Bright Artemis na tarde de segunda-feira atingiu uma área localizada 470 quilômetros a oeste da ilha indiana Grande Nicobar.
A embarcação, de bandeira de Cingapura, dotada de casco simples e com capacidade para transportar 260.000 toneladas do combustível, levava cerca de 250.000 toneladas de petróleo cru vindo do porto de Mina al Fahal, em Omã, e de Ras Tanura, na Arábia Saudita, disse a Mitsui em um comunicado.
O navio-tanque sofreu danos em seu casco ao chocar-se com uma outra embarcação em chamas da qual se aproximou para resgatar os tripulantes.
Segundo a Mitsui, o vazamento foi contido e não há risco de se repetir. O impacto ambiental do acidente deve ser limitado porque a mancha de petróleo formou-se longe de terra firme, afirmou a empresa. Não há planos para uma operação de limpeza, já que o material deve se dispersar naturalmente no mar.
Navios da Guarda Costeira da Índia foram colocados em alerta, mas autoridades disseram que, como o vazamento aconteceu fora da zona econômica exclusiva do país, não se esperava que as águas indianas fossem contaminadas.
"Esperamos que o petróleo se desintegre em alto-mar, mas estamos acompanhando a situação de perto", afirmou à Reuters, por telefone, S.P. Sharma, importante autoridade da Guarda Costeira da Índia.
A ilha de Grande Nicobar é a que fica mais ao sul da cadeia de ilhas de Andaman e Nicobar.
Um porta-voz da Mitsui disse que o motor do navio-tanque não havia sofrido danos e que a embarcação continuava dirigindo-se para leste, carregando o petróleo restante.
Segundo o porta-voz, o navio-tanque deve parar em um porto para realizar reparos em seus tanques danificados. Não foi informado qual porto receberia a embarcação ou por quanto tempo ela ficaria parada para a operação de conserto.
O comprador do petróleo era a empresa Cosmo Oil Co., a quarta maior refinaria de petróleo do Japão. O navio deveria entregar a carga em Chiba, perto de Tóquio.
O porta-voz da Mitsui afirmou que a empresa ainda não sabia se seria capaz de entregar a carga ao comprador.
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