Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 18:02

    Imprimir


O Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso é referência nacional. Além do índice de participação que chega a 96%, ao longo dos dois anos de atividade, discutiu temas importantes como as linhas de crédito, a polêmica do aeroporto Marechal Rondon, roteiro de integração Cuiabá - Campo Grande através do Pantanal, cursos de capacitação do Programa de Qualificação do Turismo (Proqtur), promoção do turismo em Mato Grosso, segmentação do mercado turístico e vários outros muito importantes para o desenvolvimento do setor.

“Se observarmos todos os assuntos estão enquadradas dentro dos oito principais eixos estabelecidos pelo Ministério do Turismo”, ressalta a diretora de planejamento e avaliação do turismo, Anya Ribeiro. “O fórum de Mato Grosso fez a sua parte muito bem feita e, por isso, junto com o do Espírito Santo é referência nacional”, elogia.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo e presidente do Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso, Yeda Marli Assis de Oliveira, disse que apesar da legislação estabelecer que o Fórum tem que ser presidido pelo Governo do Estado é formado pelo povo. “Ou seja, temos representantes de 58 entidades do trade de turismo. Destes, 25 são representantes de entidades públicas e 33 privadas”, frisa. “Procuramos debater assuntos importantes para o desenvolvimento do turismo no Mato Grosso”, explica.

Na opinião da secretária, a implantação do Fórum, há cerca de dois anos, fortaleceu a cadeia produtiva do turismo, deu voz e espaço ao Mato Grosso dentro do Ministério do Turismo. “A decisão do fórum é soberana e representa a vontade do povo. Os projetos são aprovados pelos representantes das entidades e só passa se tiver a aprovação da maioria”, explica.

Ontem (13), a reunião para a Ação de Integração do Fórum de Mato Grosso atingiu mais um recorde com 80% de presença dos participantes. O evento foi promovido pelo Ministério do Turismo, executado pela Secretaria Nacional de Políticas do Turismo (SNPTUR) e Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo (Depat) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e apoiada pela Associação Brasileira de Locadores de Automóveis (Abla).

O grupo teve a oportunidade de conhecer a estrutura e, especialmente, as metas do Plano Nacional de Turismo e ainda pôde discutir as ações que estão em andamento e o planejamento para os próximos quatro anos. Os resultados do desenvolvimento do turismo no Brasil também foram discutidos e avaliados.

O secretário do Fórum Nacional dos secretários e dirigentes do Turismo (Fornatur), Marcelo Sáfadi, além de falar sobre a gestão descentralizada do setor, também abordou a importância da qualidade de serviço e da ação do setor público e, especialmente, do privado no desenvolvimento do turismo. “Eu acompanho a história de Mato Grosso há muitos anos e a ação do Fórum é inédita e muito importante para o setor. O Fórum de Mato Grosso é um exemplo para o resto do Brasil”. Safadi aproveitou para falar sobre a importância das câmaras temáticas e enfatizou que elas devem ser criadas para solucionar problemas.

Após as discussões o Ministério fez algumas propostas para o Fórum de Turismo de Mato Grosso. Entre as propostas estão a criação da câmara de monitoramento dos fóruns regionais e o acompanhamento da execução das câmaras temáticas. Também foram discutidas várias outras propostas para melhorar o trabalho e as ações do Fórum de Mato Grosso.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282801/visualizar/