Afinal, beber água faz bem a saúde?
Antes de ler algum artigo sobre nutrição, lembre do seguinte: tudo em excesso faz mal, até água.
As necessidades de energia e água de um indivíduo estão relacionadas ao sexo, idade, atividade física e até temperatura ambiente. É possível fazer estimativas, mas o ideal é considerar todas as características do indivíduo --cerca de 60% do peso de uma pessoa é referente à água.
Entre as principais propriedades e funções da água deve-se destacar : - Veículo dos nutrientes, digestão, absorção, transporte e excreção; - Auxilia no controle da temperatura corporal; - Hidratação
A perda diária de água de um indivíduo ocorre por meio do ar expirado, suor, urina e fezes. A reposição de água é feita pela ingestão de água, líquidos e alimentos.
Em média, as frutas e verduras apresentam em sua composição 70 a 80% de água. Por isso, quando ingerimos alimentos, também estamos ingerindo água. De qualquer forma, devemos completar com alguns copos de água. A grande controvérsia está na quantidade. Existe uma referência que fala em 1 ml de água para cada Caloria ingerida, ou seja, em uma dieta de 2000 calorias, o ideal seria ingerir 2 litros de água, lembrando que parte dessa água é proveniente dos alimentos.
De uma forma genérica, pode-se dizer que 50% das necessidades de água podem ser supridas por uma dieta equilibrada, e o restante deve ser complementada por cerca de 4 copos de 200 ml. Mas muita atenção: isso não é uma recomendação nutricional.
Um grande engano é achar que a água deve ser utilizada no lugar das refeições para auxiliar a perda de peso. Tal atitude só leva o indivíduo a ter mais fome na próxima refeição, e muitas vezes até perder o controle, comendo além do indicado.
Alerta também aos indivíduos que nunca sentem sede! Muitas vezes o trabalho, a correria do dia-a-dia, faz com que este item seja afastado das necessidades. Outro ponto importante: muitos deixam de beber água para não precisar ir ao banheiro. Estas ações só prejudicam a saúde!
Comentários