Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 14:43

    Imprimir


O Governo dos Estados Unidos disse hoje desejar que "todos" respeitem o cessar-fogo que teve início hoje, às 2h (de Brasília), no Líbano, e que as autoridades libanesas possam restabelecer sua credibilidade e soberania em todo o país. "Queremos não apenas que a trégua seja mantida, mas também que sirva de base para que o Governo libanês não volte a se preocupar com provocações em sua região fronteiriça, feitas por uma milícia que não representa os libaneses", disse hoje o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, em alusão ao grupo xiita Hisbolá.

Embora tudo pareça indicar que a trégua será respeitada, Snow afirmou que o resultado final só será conhecido ao longo das próximas semanas.

"É um pouco prematuro avaliar agora o cumprimento do cessar-fogo, mas o que está claro é que a resolução aprovada na sexta-feira pelas Nações Unidas representa a vitória da diplomacia", afirmou o porta-voz.

"Esperamos que os libaneses sejam os grandes vencedores e possam ter um Governo soberano, democrático e livre, sem preocupar-se com a política paralela do Hisbolá", disse ele.

Snow disse ser "bastante óbvio" que a guerrilha libanesa tenha sido enfraquecida.

"Gostaríamos que o Hisbolá deixasse de lado as ações terroristas e optasse pela via política em lugar do terror", acrescentou.

Embora Hisbolá e Israel tenham aceitado o fim das hostilidades proposto pela ONU, dois tiroteios já ocorreram desde sua entrada em vigor, na madrugada passada.

No primeiro, segundo a versão dos militares israelenses, um miliciano do Hisbolá que se aproximava de "maneira ameaçadora" foi morto pelo Exército de Israel.

O segundo, ocorrido na aldeia de Farum, na região central do sul do Líbano, começou quando um suposto miliciano disparou contra os soldados israelenses, que responderam à agressão.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282856/visualizar/