Sociedade discute o ensino superior em Sorriso
O evento, promovido pela Câmara Municipal em parceria com a Câmara do Estudante e Comissão do Ensino Superior, aconteceu na última sexta-feira (11).
A audiência teve como objetivos o fortalecimento das instituições que oferecem o ensino superior e a definição de cursos que interessem aos estudantes sorrisenses. Durante o evento, coordenadores da Unemat, Fais e Faculdades Centro Matogrossense (Facem), fizeram uma breve explanação dos cursos já oferecidos e quais poderão ser disponibilizados à comunidade.
Logo após, o público pôde se manifestar através de perguntas e sugestões. Para o autor do requerimento que solicitou a audiência, vereador Chagas Abrantes (PPS), esse foi o primeiro passo para a consolidação do ensino superior no Município. “Foi um encontro bastante proveitoso. Além de todos terem a chance de opinar sobre o assunto, discutimos qual seria a melhor maneira de se transformar Sorriso num pólo de educação superior. O assunto é amplo e ainda deverá ser tema de muitas discussões. O importante é ter a consciência de que os nossos jovens precisam se profissionalizar sem ter que abrir de morar em Sorriso”, completa.
De acordo com o parlamentar, a Comissão do Ensino Superior também deverá ser ampliada. “Queremos que essa comissão seja composta por representantes dos mais variados segmentos educacionais, para que todos possam participar das decisões”. O presidente da Associação de Pais de Sorriso (APS), Remi Andreolla, elogiou a iniciativa do Legislativo em realizar o evento. “Este assunto é muito importante e atinge toda a população. Já estava na hora da sociedade se mobilizar para a viabilização de mais cursos universitários para Sorriso. Temos que apoiar a Unemat para que o atual núcleo se transforme em campus e também as demais instituições particulares que estão investindo no município”. Este ano, cerca 800 estudantes estarão concluindo o ensino médio em Sorriso.
Comentários