Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 07:46

    Imprimir


O líder cubano Fidel Castro disse que sua recuperação poderia levar tempo e alertou os cubanos para que estejam preparados para más notícias. Seu irmão, o presidente em exercício Raúl Castro, assumiu o papel público de Fidel ao receber o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que chegou a Havana para uma visita.

Quase duas semanas após Fidel Castro ter transferido temporariamente o poder para seu irmão mais novo — a primeira mudança no governo da ilha comunista caribenha em 47 anos — os cubanos finalmente viram imagens dos dois no domingo.

Fidel Castro apareceu em fotos para tranquilizar os cubanos de que ainda estava vivo em seu aniversário de 80 anos. Raúl Castro encontrou Chávez, um dos maiores aliados de Cuba, com um cumprimento e um abraço no aeroporto de Havana.

O diário comunista Juventud Rebelde publicou fotos que diz ser atuais de Fidel, ao lado de uma mensagem atribuída ao líder em que ele diz que terá de enfrentar uma longa recuperação.

"Eu sugiro a vocês que sejam otimistas e, ao mesmo tempo, estejam sempre preparados para receber más notícias", alertou Fidel em sua mensagem.

"Dizer que a estabilidade aumentou consideravelmente não é mentir. Dizer que o período de recuperação será curto e que não há agora nenhum risco seria absolutamente incorreto", acrescentou Fidel na mensagem, publicada no site do jornal (http://www.juventudrebelde.cu).

As quatro fotos foram as primeiras de Castro desde que cedeu o poder em 31 de julho para se submeter a uma cirurgia para interromper uma hemorragia intestinal.

Elas mostram Fidel da cintura para cima, vestido com um abrigo esportivo num quarto. Numa das imagens, ele segurava um suplemento de aniversário publicado no sábado pelo diário do Partido Comunista, o Granma, aparentemente numa tentativa de mostrar que as fotos são atuais.

A assessoria de imprensa presidencial da Venezuela disse que Chávez encontrou Castro, mas não descreveu como foi a reunião. Na Bolívia, o presidente Evo Morales cantou "Feliz Aniversário, comandante" para Castro no domingo e prometeu levar a ele um bolo de aniversário feito com folhas de coca — a matéria-prima usada na produção da cocaína.

As notícias de que seu líder havia reaparecido e estava se recuperando foram um alívio para muitos cubanos, que temiam que sua morte causasse reviravoltas num dos últimos países comunistas do mundo.

Outros mostravam ceticismo e diziam acreditar que a condição de Fidel é pior do que tem se falado à nação.

Detalhes sobre a saúde de Fidel Castro são considerados segredo de Estado. Não se sabe a que tipo de cirurgia ele foi submetido nem se terá condições um dia de retomar suas funções presidenciais.

Castro é o último das grandes figuras da Guerra Fria a continuar no cenário internacional. Ele sobreviveu a 10 presidentes norte-americanos, apesar de esforços de Washington para derrubá-lo. Ele também sobreviveu ao colapso do principal patrocinador do regime comunista de Cuba, a União Soviética.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282998/visualizar/