Restauração da Ponte de Ferro do Coxipó será concluída em novembro
Com investimento de R$ 350 mil, o projeto de recuperação do símbolo da comunidade coxiponense faz parte do Programa Estadual de Recuperação e Revitalização do Patrimônio Histórico de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, acredita que a restauração da ponte a população da região do Coxipó será beneficiada, pois irá fomentar o turismo e também ajudar no comércio. “A ponte já faz parte da história do povo e a restauração é mais uma conquista da Cultura que ajudará todos os outros setores”, explicou.
O engenheiro responsável pela obra, também esteve no local, e afirmou que a ponte será montada igual a antiga e todos os materiais que estiverem em perfeita condições serão reaproveitados, mas já alertou para a parte de sustentação da ponte, que terá que ser refeito, já que está bastante danificada.
A construção da ponte representou um marco nas relações comerciais de Mato Grosso, viabilizando a penetração de capitais, mercadorias, técnicos e imigrantes europeus. Construída em estrutura metálica com emprego de tecnologia estrangeira, a ponte era, desde então, o elo da emergente cidade de Cuiabá com o restante do país. A ponte foi desativada em 1984, quando foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado.
A Ponte de Ferro é um símbolo de uma era em que o acesso à Capital mato-grossense era feito principalmente por via fluvial.
Comentários