Atualização de cadastro de bebês
A solicitação é da Secretaria Municipal de Saúde, segundo a qual as exigências de manter atualizado o calendário de vacinação e de realizar mensalmente o acompanhamento de crescimento da criança não estariam sendo realizadas por grande parte dos beneficiados.
Ao se cadastrar no programa, o responsável pela criança assume o compromisso de levar o menor para vacinação nas datas corretas e também de levá-lo todos os meses para pesar, medir e ser examinada na unidade de saúde do bairro. É necessário levar o cartão do programa e informar a participação. Os dados são coletados e enviados para o Ministério da Saúde, o que garante a continuidade no programa. As gestantes também têm compromissos. Elas devem realizar o exame pré-natal e ir às consultas nos postos de saúde.
O Bolsa Família é um programa federal administrado por três secretarias municipais, que trabalham de forma interligada. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) é responsável pelo cadastramento das famílias. Segundo a coordenadora do programa no município, Claudete Orso, cerca de oito mil famílias estão com os cadastros desatualizados. Quem ainda não atualizou os dados este ano deve procurar a SMADHS até dezembro.
A Secretaria Municipal de Saúde deve acompanhar mensalmente as gestantes e o desenvolvimento das crianças de 0 a 7 anos. Já a Secretaria de Educação é responsável pelo acompanhamento da frequência escolar das crianças de 6 a 15 anos que participam do programa. Atualmente 21.121 famílias participam do programa na Capital.
Comentários