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Educação/Vestibular
Sexta - 11 de Agosto de 2006 às 22:25

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Com a sanção da lei federal nº 11.161/05, que obriga a oferta da Língua Espanhola nas escolas de Ensino Médio em cinco anos, o país começou uma corrida para qualificar profissionais para atender a demanda. Contudo, destaca a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, Mato Grosso já vinha fazendo esse atendimento desde 2004, em virtude de várias parcerias entre o Estado e instituições ligadas à Língua Espanhola.

“Em 2004, 33 docentes da rede estadual de ensino realizaram um curso de formação continuada, em parceria com o Centro Tecnológico e Profissional de Mato Grosso (Cefet-MT) e a Associação Mato-Grossense dos Professores de Língua Espanhola (AMPLE)”, relembrou Ana Carla.

Dando continuidade a esse processo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assinou, em 2005, um convênio com a Embaixada da Espanha. Resultado desta parceria, a Seduc oferece, desde segunda-feira (07), dois cursos de formação continuada em Língua Espanhola a 200 professores das escolas estaduais.

Ao participar do último dia do curso, nesta sexta-feira (11), a secretária destacou que a qualificação contínua, além de demonstrar a valorização do profissional, é uma das grandes estratégias do Estado para a melhoria do ensino nas escolas estaduais. “Temos oferecido a formação continuada em todas as áreas da Educação, com vistas à qualidade da educação. Um exemplo disso é o projeto “Eterno Aprendiz”, que está qualificando todos os professores de Língua Portuguesa e de Matemática da rede”, disse.

Dos 200 professores que participaram dos cursos, 150 fazem a 3ª e última etapa da “Formação Continuada para professores de Língua Espanhola”, ofertada pela Seduc, via superintendência de Desenvolvimento e Formação dos Profissionais da Educação Básica, em parceria com a Embaixada da Espanha.

“Cada etapa tece 40 horas de curso e aos professores a Língua Espanhola foi apresentada desde o ensino básico até os aspectos culturais. Neste último módulo, por exemplo, a dança flamenca foi utilizada para incrementar o ensino da língua, e assim pode ser feito em sala de aula”, explicou o adido cultural da Embaixada da Espanha em Mato Grosso, Juan Fernandes.

Não-habilitados

Os cerca de 65 professores não-habilitados que lecionam ou estão se preparando para lecionar a Língua Espanhola em municípios que fazem a divisa com a Bolívia, participam do “1º Curso de Capacitação em Língua Espanhola para professores de municípios de Fronteiras e Fronteiriços”, ofertado Seduc, por meio da superintendência de Ensino e Currículo.

Para o pedagogo Hamilton Dias da Silva, que vai lecionar a Língua Espanhola na Escola Estadual “Rainha da Paz”, em Vale do São Domingos (a 491 km de Cuiabá), essa capacitação trouxe novas perspectivas para os pedagogos. “O curso faz uma introdução da Língua Espanhola, o que possibilita que a gente conheça a fundo desde o início. Ao final do curso, vamos elaborar um documento para que a Seduc dê continuidade a essa qualificação, ofertando, quem sabe, um curso de graduação”, falou.

“Ainda existe um déficit de profissionais para esta disciplina. Para suprir esta deficiência, o Estado está qualificando os pedagogos e professores habilitados em Letras/Inglês”, explicou o superintendente-adjunto de Ensino e Currículo da Seduc, Suelme Evangelista. De acordo com ele, o curso terá prosseguimento com mais três módulos, em 2007.

Centro de Recursos

Os curso já serão oferecidos no Centro de Recursos da Língua Espanhola, que será inaugurado em Cuiabá, em setembro próximo. O Centro que é mais um dos resultados da pareceria feita entre o Estado de Mato Grosso e a Espanha.

A estrutura do Centro contará com uma biblioteca, com acervo literário espanhol de 500 livros; uma cinemateca, com acervo de 200 vídeos e filmes espanhóis; e um laboratório de informática, com 25 computadores à disposição da comunidade.

”Temos que incentivar o ensino da Língua Espanhola, porque sabemos que é um idioma que vem se tornando cada vez mais importante. Além do que, Mato Grosso está localizado no Centro Geodésico da América do Sul e tem intensificado as suas relações com os países latinos de Língua Espanhola", finalizou Ana Carla.





Fonte: Secom-MT

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