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"Coelho" lê e-mails e mensagens de celular
Na evolução darwinista dos companheiros eletrônicos, primeiro surgiram as bonecas falantes, depois o animalzinho de estimação virtual Tamagotchi, e mais tarde o Aibo, cão-robô descontinuado da Sony. Agora, podemos estar presenciando o início da era do coelhinho WiFi.
O coelhinho de plástico com orelhas que servem como antenas é capaz de receber emails e mensagens de texto de celulares, dizer às crianças que é hora de dormir, alertar sobre colapsos na bolsa de valores e oferecer informações de tráfego atualizadas por meio de dados transmitidos por rede sem fio conectada à Internet e baseada na tecnologia WiFi.
"O coelhinho oferece uma representação vocal e visual daquilo que existe na Internet", explicou Paul Jackson, analista do grupo de pesquisa Forrester. "Também oferece uma maneira agradável de conferir dimensão física às relações online que as pessoas estabelecem."
O coelhinho, que tem 23 centímetros de altura e um corpo cônico, branco, que se acende quando ele fala, atende pelo nome de Nabaztag, que quer dizer "coelho", em armênio, o idioma natal de seu criador. O aparelho também consegue abanar as orelhas e cantar. O empresário francês Rafi Haladjian, que concebeu a idéia, diz que o coelhinho às vezes tem mais influência do que os pais sobre as crianças, e pode ajudar homens que tenham se comportado mal a obter o perdão de suas parceiras zangadas. "Triste, mas é verdade", disse ele.
O Nabaztag custa 115 euros (US$ 148) na França, 80 libras (US$ 152) no Reino Unido e US$ 150 nos Estados Unidos. O aparelho é produzido em Shenzhen, China. Desde que chegou ao mercado, no ano passado, o Nabaztag vendeu 50 mil unidades na França, Reino Unido, Bélgica e Suíça, e Haladjian espera vender outras 150 mil antes do final do ano.
O empresário agora está interessado em conquistar os Estados Unidos, onde a presença de seu produto é minúscula, e está se preparando para a temporada de festas. Em dezembro passado, Haladjian deu uma entrevista de três minutos à CNN e recebeu 350 mil pedidos de informação online.
Analistas afirmam que entre as razões para o Aibo ter sido descontinuado este ano está o preço alto do robozinho e a tecnologia muito complexa que ele possuía. Nabaztag, que é capaz de executar tarefas básicas, depende de tecnologia relativamente simples - conexão Wifi e softwares e filtros online. "Eu acho que ele (coelho) é um aparelho útil e representa uma nova forma de comunicação", disse um analista do setor de telecomunicações baseado em Paris que trabalha para uma corretora internacional e está planejando comprar um Nabaztag.
"Se eu enviar uma mensagem de texto para minha esposa, e ela estiver ocupada na cozinha, ela poderá ouvi-la sem ter que checar o celular", disse o analista, que pediu para não ser identificado. Como a provedora de serviços de telefonia pela Internet Skype e o iPod da Apple, Haladjian está tentando criar uma comunidade de usuários e uma massa crítica que gere receitas estáveis.
Os boletins de Internet mais básicos do Nabaztag são gratuitos, como previsão do tempo, performance do mercado de ações e leitura de emails selecionados. Mas o envio de mensagens de texto e chamadas telefônicas gera cobrança de uma taxa. "Nosso modelo é um pouco como o da Skype", diz Haladjian. "Oferecemos um serviço gratuito, mas cobramos pelos mais sofisticados."
O coelho é produzido pela empresa francesa Violet, 55% controlada por Haladjian e 30% pelo Banexi Ventures, braço de investimentos de risco do banco francês BNP Paribas. Dois meses atrás, Haladjian levantou entre 5 milhões e 8 milhões de euros, ele não forneceu o número preciso, para financiar expansão da Violet. O empresário também está planejando lançar outros aparelhos "inteligentes" e contribuir, a sua maneira, com a evolução natural de objetos inanimados.
O coelhinho de plástico com orelhas que servem como antenas é capaz de receber emails e mensagens de texto de celulares, dizer às crianças que é hora de dormir, alertar sobre colapsos na bolsa de valores e oferecer informações de tráfego atualizadas por meio de dados transmitidos por rede sem fio conectada à Internet e baseada na tecnologia WiFi.
"O coelhinho oferece uma representação vocal e visual daquilo que existe na Internet", explicou Paul Jackson, analista do grupo de pesquisa Forrester. "Também oferece uma maneira agradável de conferir dimensão física às relações online que as pessoas estabelecem."
O coelhinho, que tem 23 centímetros de altura e um corpo cônico, branco, que se acende quando ele fala, atende pelo nome de Nabaztag, que quer dizer "coelho", em armênio, o idioma natal de seu criador. O aparelho também consegue abanar as orelhas e cantar. O empresário francês Rafi Haladjian, que concebeu a idéia, diz que o coelhinho às vezes tem mais influência do que os pais sobre as crianças, e pode ajudar homens que tenham se comportado mal a obter o perdão de suas parceiras zangadas. "Triste, mas é verdade", disse ele.
O Nabaztag custa 115 euros (US$ 148) na França, 80 libras (US$ 152) no Reino Unido e US$ 150 nos Estados Unidos. O aparelho é produzido em Shenzhen, China. Desde que chegou ao mercado, no ano passado, o Nabaztag vendeu 50 mil unidades na França, Reino Unido, Bélgica e Suíça, e Haladjian espera vender outras 150 mil antes do final do ano.
O empresário agora está interessado em conquistar os Estados Unidos, onde a presença de seu produto é minúscula, e está se preparando para a temporada de festas. Em dezembro passado, Haladjian deu uma entrevista de três minutos à CNN e recebeu 350 mil pedidos de informação online.
Analistas afirmam que entre as razões para o Aibo ter sido descontinuado este ano está o preço alto do robozinho e a tecnologia muito complexa que ele possuía. Nabaztag, que é capaz de executar tarefas básicas, depende de tecnologia relativamente simples - conexão Wifi e softwares e filtros online. "Eu acho que ele (coelho) é um aparelho útil e representa uma nova forma de comunicação", disse um analista do setor de telecomunicações baseado em Paris que trabalha para uma corretora internacional e está planejando comprar um Nabaztag.
"Se eu enviar uma mensagem de texto para minha esposa, e ela estiver ocupada na cozinha, ela poderá ouvi-la sem ter que checar o celular", disse o analista, que pediu para não ser identificado. Como a provedora de serviços de telefonia pela Internet Skype e o iPod da Apple, Haladjian está tentando criar uma comunidade de usuários e uma massa crítica que gere receitas estáveis.
Os boletins de Internet mais básicos do Nabaztag são gratuitos, como previsão do tempo, performance do mercado de ações e leitura de emails selecionados. Mas o envio de mensagens de texto e chamadas telefônicas gera cobrança de uma taxa. "Nosso modelo é um pouco como o da Skype", diz Haladjian. "Oferecemos um serviço gratuito, mas cobramos pelos mais sofisticados."
O coelho é produzido pela empresa francesa Violet, 55% controlada por Haladjian e 30% pelo Banexi Ventures, braço de investimentos de risco do banco francês BNP Paribas. Dois meses atrás, Haladjian levantou entre 5 milhões e 8 milhões de euros, ele não forneceu o número preciso, para financiar expansão da Violet. O empresário também está planejando lançar outros aparelhos "inteligentes" e contribuir, a sua maneira, com a evolução natural de objetos inanimados.
Fonte:
Reuters
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283465/visualizar/
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