Notas Regionalizadas para Rádios/Sites
José Martins da Rocha e Hermógenes Ferreira Rocha Neto, respectivamente Presidente e membro do Partido Progressista (PP) de São Félix do Araguaia, em nome dos pequenos produtores rurais do assentamento ‘Zéca da Doca’, solicitaram a intervenção do deputado Riva junto aos órgãos competentes para que se instale o programa em beneficio daquela comunidade.
O Programa “Luz para Todos” foi criado com o objetivo de propiciar o atendimento em energia elétrica, à população do meio rural brasileiro que ainda não tem acesso a esse importante serviço público. A pretensão do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar.
O deputado Riva considera que “A chegada da energia elétrica facilita a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento”. Ele explicou que em Mato Grosso a medida promoverá a justiça social, pois acredita na sensibilidade social dos gestores do programa Luz para Todos.
Baixada cuiabana (Rosário Oeste - Bauxi) O deputado Riva, do partido progressista (PP), despachou indicação à gerência de Serviço Móvel Pessoal (SMP) da Brasil Telecom GSM, filial Mato Grosso, mostrando a necessidade de disponibilizar o serviço de telefonia celular para o Distrito de Bauxi, no município de Rosário Oeste. Riva encaminhou a mesma solicitação às empresas: Tim, Claro e Vivo, operadoras de linhas celulares no Mato Grosso.
O distrito de Bauxi possui mais de 400 (quatrocentas) residências, já contempladas com o serviço de telefonia fixa. Está localizado a 70 (setenta) quilômetros da sede do município de Rosário Oeste, encontra-se em pleno desenvolvimento, mas ainda não foi contemplado com os benefícios da comunicação móvel.
A proposta de Riva atende intervenção proposta pela vereadora Silma Ribeiro Lucena, que pretende preservar o direito de acesso aos serviços de comunicação de maior utilidade dos últimos anos, o celular.
Extremo Oeste (Colniza) O primeiro secretário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PP), solicitou da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a viabilidade de reserva de recursos para a construção da Escola Estadual Maria Miranda, no distrito de Guariba - município de Colniza - na divisa com o Estado do Amazonas.
Alunos matriculados na Escola Bom Jesus II, extensão da Escola Bernardino Gomes da Luz, reclamam da necessidade de se construir uma nova escola para a inclusão de jovens e adultos na rede de ensino. Além desses alunos da 8ª série e do 1º ano do ensino médio, outras pessoas clamam pela obra que, segundo eles, vai reduzir o analfabetismo e atender a demanda atual.
Riva cita o artigo 205 da Constituição Federal que assegura a educação como um direito de todos e dever do Estado. Para Riva existe um esforço que transcende as fronteiras de nosso país no sentido de se erradicar o analfabetismo, numa busca interminável pela completa alfabetização. “Isto se inicia com pequenas ações. A construção da Escola, por exemplo, é um importante passo na caminhada para este objetivo”, disse o deputado.
Norte/Sul/Leste/Oeste O deputado José Riva apresentou, no dia 02 de agosto passado, indicação na Assembléia Legislativa e encaminhou o expediente a direção regional da Brasil Telecom-MT, sugerindo a criação de um cartão telefônico de cada município mato-grossense, na data de seu aniversário, informando os pontos de destaque e peculiaridades de cada um.
As populações que habitam essas localidades, explica Riva, guardam vivas suas tradições e a grande maioria luta com dificuldade para divulgar os seus importantes aspectos culturais, sociais e econômicos. Para Riva a criação de um cartão telefônico que divulgue essas potencialidades será de extrema valia, pois toda a população do Estado, assim como turistas, visitantes, empresários e população em geral, conhecerá um pouco da realidade dessas cidades.
Riva ainda argumenta que é também uma forma de parabenizar àqueles que contribuem para o crescimento econômico do Estado e de incentivar o turismo e investimentos nos municípios mato-grossenses.
Norte/Sul/Leste/Oeste Ao Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcos Machado, o deputado José Riva solicitou, por indicação, a reedição e redistribuição, nas escolas de todo o Estado, da cartilha “Água: Fonte de Vida”, publicada pela FEMA em 2003.
A cartilha editada pela Coordenadoria de Planejamento e Pesquisa de Recursos Hídricos (CPPRH), consistiu num extraordinário trabalho de divulgação da importância da preservação dos mananciais hídricos do Estado, bem como um excelente manual para o uso racional da água, e a fundamental importância desse uso, argumentou o deputado Riva.
O parlamentar, defensor das potencialidades hídricas, considera que além de explicar todo o ciclo desse importante recurso natural, a cartilha detalha, também, o funcionamento dos órgãos federais e estaduais responsáveis pelo manejo dos recursos hídricos, maneiras de participação da sociedade civil, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e outros benefícios.
“Esta cartilha é um meio de ampliar a conscientização da sociedade em relação à preservação da água, fonte da vida”, disse Riva, que tem vários projetos de lei defendendo o Meio Ambiente.
Comentários