Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Agosto de 2006 às 04:50

    Imprimir


Só 20% dos israelenses acham que Israel está ganhando a guerra contra a milícia xiita libanesa Hisbolá, segundo uma pesquisa divulgada hoje, que mostra também uma forte queda da popularidade do Governo desde o começo da ofensiva.

A enquete do jornal "Ha''aretz" revela que o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que tinha o apoio de 75% da população nos primeiros dias de conflito, conta agora com 48%, enquanto 40% estão insatisfeitos com seu trabalho. v Antes da pesquisa, feita entre quarta e quinta-feira, ouvindo entre 570 pessoas, Olmert declarou que Israel estava ganhando a guerra. Mas, para 43% dos cidadãos, o país "nem está ganhando nem perdendo". v A decisão do Gabinete de Segurança de dar sinal verde a uma expansão das operações militares terrestres até o rio Litani, a 30 quilômetros da fronteira, é aprovada por 39%. Outros 26% só apóiam a ofensiva dentro de seus limites atuais, numa faixa de até oito quilômetros em território libanês.

Só 28% defendem um imediato cessar-fogo e uma solução diplomática para a crise.

O "Ha''aretz" informou hoje que o Estado-Maior e o Ministério da Defesa consideram que um cessar-fogo neste momento seria "um grande erro" e que o Governo impedirá uma "vitória militar significativa" se não ordenar a ampliação das operações.

Segundo o periódico, a pesquisa, a primeira desde que começaram as hostilidades, em 12 de julho, revela uma redução no apoio do público ao Governo.

Além de Olmert, o ministro da Defesa e líder trabalhista, Amir Peretz, também perdeu popularidade. Antes, ele contava com o apoio de 65% da população. Agora, só 37% aprovam seu trabalho, e 51% reprovam, segundo a pesquisa.

Para 53%, a guerra "teria ido melhor" se os governantes tivessem experiência militar, o que não é o caso nem do advogado Olmert nem de Peretz, ex-secretário da Confederação de Trabalhadores (Histadrut).




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283598/visualizar/