Samsung investirá US$ 15 mi em tecnologia para TV digital
Os investimentos serão feitos nos centros de pesquisa da empresa no Brasil, na Coréia (sede da companhia) e mais quatro países (Inglaterra, Japão, China e Polônia). Segundo o vice-presidente de Novos Negócios da empresa para a América Latina, Benjamin Sicsú, o investimento será realizado ao longo dos próximos 30 meses, sob a supervisão do Brasil.
Ele explicou que após esse investimento a Samsung não dependerá de comprar tecnologia de nenhuma outra empresa para produzir televisores e conversores para a TV digital brasileira, baseada no sistema japonês (ISDB).
"Tomamos a decisão de desenvolver toda a tecnologia", disse Sicsú, que acompanhou hoje a visita de dois executivos mundiais da empresa na área de pesquisa e planejamento estratégico ao ministro das Comunicações, Hélio Costa. Depois do encontro com o ministro eles seriam recebidos no Planalto pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
"Estamos absolutamente fascinados com o prestígio que a Samsung está demonstrando para com o nosso projeto de TV digital", disse Costa depois de receber os executivos.
O projeto da empresa prevê a realização de pesquisas sobre a modulação na China e no Japão. O trabalho envolvendo o MPEG-4 (tecnologia usada para a compressão de áudio e vídeo) será feita na Coréia, e os aplicativos de interatividade serão desenvolvidos na Inglaterra e Polônia, sempre sob a supervisão do centro brasileiro, localizado em Manaus.
Sicsú explicou que o trabalho será iniciado imediatamente, antes mesmo da definição das especificações técnicas que serão feitas pelo Fórum de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.
Produtos
A expectativa do executivo é a de que os primeiros produtos (televisores e conversores digitais) estejam no mercado a partir do início de 2008, prazo com o qual a indústria está trabalhando para o início das transmissões definitivas.
Antes disso, segundo ele, apenas protótipos deverão ser produzidos para os testes que serão feitos pelas emissoras de TV.
Sicsú destacou, no entanto, que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento que serão feitos pela Samsung irão garantir que a empresa seja capaz de desenvolver qualquer tipo de produto que o mercado venha a demandar com o padrão nipo-brasileiro.
Comentários