Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 15:16

    Imprimir


O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, disse hoje ao chefe de Governo libanês, Fouad Siniora, o "firme compromisso" de seu Executivo em contribuir "para que se alcance, o mais rápido possível, um cessar-fogo", informa um comunicado oficial. Prodi manteve hoje diversas conversas telefônicas sobre a situação no Oriente Médio com Siniora e outros líderes árabes, entre eles o presidente egípcio, Hosni Mubarak, o rei Abdullah II da Jordânia e o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, afirma o documento.

O primeiro-ministro da Itália transmitiu a Siniora a "profunda preocupação do Governo italiano pela situação no Líbano, e seu firme compromisso em contribuir para que se alcance, o mais rápido possível, um cessar-fogo".

Também renovou "as condolências pelas várias vítimas e a solidariedade pelo sofrimento da população civil libanesa" e confirmou que a Itália "está preparada para enviar ajuda de emergência".

O comunicado afirma que a Marinha preparou uma embarcação militar para transportar, enquanto as condições de segurança permitirem, ajuda de emergência e alimentos a Beirute.

Além disso, Prodi expressou seu "apreço" à disponibilidade do Governo do Líbano a mobilizar 15.000 homens no sul do país, e considerou isso um gesto "importante e significativo", que poderia "facilitar um acordo" sobre o projeto de resolução relativo ao conflito entre Israel e Palestina.

O primeiro-ministro da Itália disse aos líderes árabes que a grave situação no Líbano "não deve relegar a um segundo plano o problema palestino".

Neste sentido, concordou com seus interlocutores em que a próxima Assembléia Geral da ONU, em setembro, "poderia ser uma ocasião favorável para relançar o processo de paz entre Israel e Palestina".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283710/visualizar/